Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Semana do gato: vamos cortar as unhas

Tarefa: cortar as unhas


Em comemoração ao Dia Mundial dos Gatos, em 17 de fevereiro, vamos fazer uma semana dos felinos por aqui. O post de hoje é uma dúvida que divide opiniões e deixa os tutores de gatos sem saber o que fazer tendo sempre em mente o bem-estar dos seus bichanos. Cortar ou não as unhas dos gatinhos?

Pois bem, corremos atrás de vets, gateiros e especialistas de plantão, juntamos tudo, compilamos e publicamos aqui. 

Gatos que ficam apenas dentro de casa não precisam ter as unhas compridas para escalar árvores. Eles também não precisam se defender de predadores. Além disso, as unhas acabam não sendo gastas pelo atrito das superfícies da natureza e, ainda, o gato também pode engatar a sua unha em algum local da casa e terminar se machucando. Entretanto, o corte não é um procedimento obrigatório.

Até porque, um arranhador para gatos ajuda muito no controle do crescimento das unhas e também evita que as unhas fiquem curvadas, o que machuca o gato.

O acessório certo - Para aparar as unhas de seu gato em casa, é preciso ter um cortador de unhas próprio para uso em gatos. Não é recomendado o uso de alicates comuns ou tesouras como as utilizadas em manicures, pois a superfície de corte não é adequada e pode danificar a unha de seu gato.


Para aparar as unhas de um gato, é importante que ele esteja bem contido, para não se mexer ou fazer algum movimento brusco durante o corte e se machucar. As unhas dos gatos possuem vasos sanguíneos na sua base. Não se deve aparar muito próximo a esses vasos devido à chance de sangramentos e dor. 

Somente as pontinhas devem ser cortadas: é mais fácil ver quando as unhas têm uma coloração clara. Procure um local com boa iluminação para realizar o procedimento.
O procedimento exige paciência e muito amor. Com muita calma, em meio a carinhos em seu gato, torne a experiência o menos traumática possível para o seu gatinho. O ideal é que ele seja acostumado desde filhotinho, sempre associando a ação a carinhos. 
Mas se você não tem prática, opte por levá-lo a um pet shop ou clínica veterinária para fazer isso. É preciso ter atenção redobrada para não cortar errado e pegar a veia, machucando e fazendo sangrar a unha do gatinho. 



Fique atento: a cirurgia de retirada de unhas de gatos é proibida. O veterinário que realizar está sujeito às penalidades previstas na resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária nº 877, de 15 de fevereiro de 2008. Quando realizada por quem não é veterinário, pode ser indiciado por maus-tratos, mutilação de animais, conforme a Lei nº 9.605/1998.

Neste vídeozinho fofo, inspire-se para cuidar com muito carinho do seu bichano lindo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.