Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quarta-feira, 11 de março de 2015

Zoofilia ou zooerastia?



Eu amo e defendo sim os animais!




Amigos do blog Bichos de Companhia,

Gostaria de dividir com vocês um aprendizado em torno das palavras usadas como título deste post. Na verdade, eu aprendi a diferença abissal entre as duas, eu diria, com dor, a partir de um verdadeiro coice recebido de um leitor de um jornal aqui de Minas, ao me enviar um e-mail. Por outro lado, o colega jornalista que usou a palavra a palavra "zoofilia" em sua coluna de hoje, no mesmo periódico, foi bem mais polido, ainda que tenha sim usado um leve tom de ironia para me corrigir, também foi bem mais esclarecedor. 
Bom, só para vocês entenderem: li, na manhã desta quarta, 11, na coluna do jornalista Eduardo de Almeida Reis, um texto em que ele utilizou a palavra "zoofilia" como amor aos animais. Pois bem, procurei auxílio no dicionário da Academia Brasileira de Letras. Como não encontrei a palavra, recorri à pesquisa na internet, onde encontrei associações da palavra ao ato hediondo de fazer sexo com os animais. Não tive dúvidas e escrevi para o jornal. O jornalista me respondeu e também um leitor. 

Para que vocês tenham a oportunidade de aprender a diferença entre as palavras, sem necessariamente, precisar passar pela experiência dolorosa, por meio de crítica, coice e ironia pelas quais passei, divido com vocês os significados, que também tive a chance de conferir no meu mini Houaiss. Bom, claro, aqueles que não sabiam a diferença. 


Zooerastia ou bestialismo, isto é, sexo com animais. Só a zoofilia erótica, na rubrica psicopatologia, significa “condição em que um indivíduo sente prazer sexual ao acariciar um animal”. Zoofilia, como expliquei no texto, é “amizade aos animais ou amor protetivo pelos animais”. Também pode ser “polinização efetuada por animais”. Fonte: Antônio Houaiss. (Eduardo Almeida Reis, jornalista)
E Zoerastia é crime e, na opinião do blog, o praticante imundo e hediondo deveria ser condenado à prisão perpétua e nunca mais ver a luz do sol fora dos muros do presídio de segurança máxima. 

2 comentários:

  1. Esclarecedor... contudo me questiono o seguinte; o sufixo "filia" que origina-se do grego quer dizer amor, sendo assim outro jornalista que escrevesse de forma correta que pedofilia seria então e apenas o amor pelas crianças não poderia ser criticado. se palavras ao longo do tempo foram renomeando alguns distúrbios sexuas ou outros quaisquer. Poderia ter sido então substituída facilmente por algo simples acreditando eu, que não desvalorizaria em nada o texto.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a exposição de argumentos da leitora/seguidora Michelle Oliveira. Argumentos bastante prudentes por sinal. De fato, se o termo zoofilia é tão disseminado e reconhecido como sendo o hediondo ato de praticar sexo com animais, certamente por analogia ao termo pedofilia, que é o não menos hediondo ato de fazer sexo com crianças; também por analogia, pode-se atribuir a significação exposta aqui ao termo zoofilia à pedofilia, que passaria a ser interpretada como simplesmente o ato de amar crianças. E, salvo se a intenção do autor do texto no jornal era realmente polemizar, devido ao uso corriqueiro da palavra na significação associada à pedofilia, caberia, talvez, uma explicação, um parêntese, ou ainda melhor, a substituição da palavra sem prejuízo ao texto e à mensagem que seria muito melhor transmitida, inclusive.

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.