Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

domingo, 4 de setembro de 2016

Como controlar o medo de fogos de artifício e trovão do seu cachorro?


Há 10 anos eu sou mais feliz com a presença da minha Esperança, Pepê, para os íntimos (e Bebel nos nossos momentos família), no meu dia a dia. Na época da adoção, a estimativa dos veterinários era de que ela tinha aproximadamente dois anos de idade. 

O resgate
Ela foi resgatada pelo ativista Franklin Oliveira em estado lastimável do leito do poluído Rio Arrudas, que corta Belo Horizonte. Ela andava às margens da água fétida de esgoto, se arrastando, sem pêlos, com sarna, e carrapatos secos sobre seu corpo. Mancava de uma das patas traseiras, tinha um arame enrolado em torno do pescoço, um dente quebrado e um cheiro insuportável de podre. O único nome que me veio à mente: Esperança de Vida. 

O medo
Não vou contar aqui como foram as passagens pela clínicas veterinárias, lar temporário, tentativas frustradas de adoção até chegar à decisão de que ela ficaria comigo mesmo. E é meu presente de Deus. Precisei contar de onde ela veio para tentar, talvez, explicar o seu pavor de chuva. A ponto de que ela consegue reconhecer direitinho os ventos, a mudança no tempo anunciando o temporal. Fica ansiosa, sem lugar, andando de um lado para o outro, procurando um lugar seguro para se esconder. Esse lugar, na maioria das vezes é debaixo de camas. Trovões e raios, então, aumentam o problema. Ela para de fazer o que estiver fazendo, não come, não dorme, fica parada no lugar escolhido como seguro, tremendo. (Interessante acrescentar que no dia seguinte ao resgate dela do Arrudas, um temporal fez subir o nível das águas no rio, cobrindo as margens, ou seja, ela morreria afogada). Mas ela tem muito medo de fogos de artifício e barulhos muito altos também a deixam com a mesma reação pré-chuva com ou sem trovoadas. 

A solução frustrada
Na minha última viagem de férias a New York, agora em agosto passado, conheci a Thunder Shirt, uma camisa para conter a ansiedade de cães. O produto é indicado para várias causas de ansiedade, onde se incluem medo de fogos e trovões, e já na caixa afirma que é 100% de satisfação garantida. Claro, que não pensei duas vezes e estava eufórica para vestir minha Pepê e conferir os resultados, vendo-a mais feliz ao meu lado. 


Large versus XS
Cheguei ao Brasil e a triste constatação de que a camisa não serviu, ficou pequena, não fechava. O arrependimento de não ter seguido a minha intuição e trazido o tamanho Large (tamanho grande no Brasil), pois ela é um poodle grande (não é o tamanho standard, mas é grande, com 11,6 quilos). Sob a orientação de um vendedor, a quem mostrei uma foto dela, exatamente a que abre esta postagem, ele, se respaldando pela tabelinha impressa no verso da caixa (foto acima), afirmou com veemência que o tamanho seria o XS (tamanho PP no Brasil).  

Contato e resposta do fabricante
Decidi, entretanto, fazer contato com o fabricante via rede social, certa de que a política de relacionamento com o cliente da empresa fosse de primeiro mundo e eu afastaria o sentimento de frustração pós-compra. Por e-mail, a empresa fabricante respondeu que o transporte internacional poderia ser feito ao preço inicial de U$23, baseado na localização e peso, e o tempo para a mercadoria chegar era estimado entre duas e quatro semanas. 

Pelo Facebook, porém, a empresa fabricante respondeu que a praxe que fazia sentido era a devolução do dinheiro (e nem se falou em troca) pela loja, me aconselhou a entrar em contato com a loja onde comprei em NY e que, certamente, eles não teriam uma política de envio de mercadoria ao Brasil.

Retorno da loja em NY, o prejuízo e a frustração se tornam reais
De pronto, a loja, a Pet Co., recebeu a mensagem e respondeu dizendo que avaliaria o caso. Em menos de 24 horas deram a resposta definitiva. Disseram que não tinham uma política de envio de mercadoria ao Brasil. Mas, caso tenha algum conhecido em Nova York, poderia enviar o produto a ele e a loja aceitaria negociar a troca com a pessoa que me representaria. 

Consumidora decepcionada 
Ocorre que eu não tenho conhecido em Nova York, ou seja, a esperança de ver minha Esperança livre de seus medos usando a camisa de 100% de satisfação garantida virou pó.... Decepção total. 100% de insatisfação garantida. Acreditava que a relação com o consumidor neste caso seria exemplar. Não foi. Vamos combinar, que uma camisa Thunder seja para a Pet Co. seja para a própria empresa fabricante tem um valor irrisório perante as vendas globais de cada um e a satisfação de um cliente fora dos limites norte-americanos, acreditei eu, valeria o investimento. Afinal, é um princípio da chamada Economia de Gratidão, tão em alta nesta era de marketing digital.Ledo engano. 

A solução real 
Na última semana, Pepê e eu perdemos, então, a oportunidade de testar e contar nas mídias sociais Bichos de Companhia (Snap, Face, Blog, Insta) os resultados da ThunderShirt. Em uma noite choveu em Belo Horizonte e ela, claro, passou parte do período em claro até que eu improvisasse essa amarração abaixo, quando conseguiu se acalmar e dormir. 


Uma amarração fácil de fazer que ajuda a manter a ansiedade do animal sob controle

A lógica dessa amarração é pressionar pontos específicos do corpo, sem machucar, proporcionando uma sensação de segurança e acalmando o animal. A amarração é simples de fazer e é o que temos em substituição a nossa sonhada ThunderShirt. E, principalmente, é grátis. Importante ressaltar que também uso essa amarração para conter cólicas intestinais que frequentemente acometem minhas duas cachorrinhas - Pepê e a irmã dela, Flor, editoras caninas deste blog. Veja abaixo, o passo a passo para fazer a amarração e ajudar a acalmar seu animal, mantendo a ansiedade dele sob controle, caso você não tenha a suposta felicidade de ter uma ThunderShirt. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.