Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Nota oficial autoriza o tratamento da leishmaniose canina no Brasil

Há alguns dias publicamos aqui esta notícia, mas não tínhamos, ainda, o anúncio oficial. Agora sim! Graças ao trabalho incansável dos membros da BrasilLeish, grupo de veterinários, técnicos, especialistas e estudiosos, além de representantes da sociedade civil, o tratamento da leishmaniose visceral canina (LVC) está liberado.

Saiu a Nota Técnica conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério da Saúde (MS) autorizando o tratamento da LVC no país com o uso do medicamento Milteforan, da Virbac. O comunicado oficial e interministerial destaca, porém, que a autorização não implica em responsabilização da saúde pública pelo custeio do tratamento. Há de se ressaltar que esse era o pano de fundo para o não reconhecimento do tratamento, especialmente, por parte do Ministério da Saúde. Uma vez que a LVC é uma zoonose, ou seja, assim como a raiva pode atingir também o ser humano, ficava implícito que se o governo financia a prevenção de uma, deveria fazer o mesmo em relação à outra doença. Assim, o acordo entre ministérios tratou de deixar claro que isso não irá acontecer. "Cabe destacar que o tratamento de cães com a LVC não se configura como uma medida de saúde pública para controle da doença e, portanto, trata-se única e exclusivamente de uma escolha do proprietário do animal, de caráter individual", pontuou o documento. 

Medicamento poderá ser comercializado
no mercado nacional para tratar a LVC


A Nota também informa que a autorização não implica em provimento imediato do mercado nacional com o medicamento, tendo em vista que a ação envolve outros fatores, como a importação do produto. 

O Bichos de Companhia parabeniza os protagonistas do BrasilLeish pela grande conquista e também o empenho da Vivi Vieri em tudo que envolve a defesa do tratamento em oposição à matança de cães antes liberada pelo governo federal. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.