Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O gato e o peixe


 Essas cenas mostram uma convivência pacífica. 
Na sua casa, vai depender do temperamento do 
bichano e da sua paciência em adestrá-lo.




A Nadia, uma xará, leitora do blog, nos mandou o seguinte questionamento:

“Gostaria de saber se posso possuir um beta junto ao felino sem problemas, sendo que o gato é adotado?”
Pois bem, para ajudar nossa leitora, bem como quem tem vontade de ter um gato e um peixinho convivendo juntos, procuramos um especialista e trazemos a resposta para vocês. O nosso consultor foi o veterinário Roger Ferreira, do Pet Shop Rei da Floresta, em Belo Horizonte.

Em primeiro lugar, o fato de o gato ser adotado não tem qualquer influência sobre as consequências dessa convivência. Independentemente se ele foi adotado ou comprado, “tudo vai depender do temperamento do animal”, assegura Roger.

O veterinário destaca que, em geral, o felino vai agir em conformidade com seu instinto natural de caça. “O gato gosta de apreender sua presa e aquele bichinho mexendo de um lado para o outro é um atrativo e tanto para ele”, explica.

Monitoramento Em contrapartida, como cada animal tem um temperamento diferente, apesar da forte característica instintiva, pode ter um bichano tão tranquilo que sequer vai ligar. Um bom motivo para que se possa tentar a convivência, sob monitoramento frequente e, nas primeiras semanas, mais intensivo.

Roger orienta que nas primeiras semanas a introdução do peixe e sua apresentação ao gato seja feita de forma cautelosa e aos poucos. Mostre o peixe ao gato e vice-versa, brinque com eles próximos e, ensina o veterinário, se nesses momentos o felino fizer alguma menção de pegar o peixe, repreenda-o com voz firme. “Tudo é o tom de voz, não precisa de forma alguma bater no gato. Será como um adestramento e, a depender do temperamento do felino, vai exigir mais ou menos paciência”.

O gato, ao contrário do cachorro, age mais em função de seu instinto. Portanto, completa Roger, nas primeiras semanas ele pode até mostrar que não está ligando para o peixe, mas quando estiverem sozinhos pode sim atacar o aquário. A dica do veterinário, até que você esteja certa de que a harmonia na relação entre o seu beta e o seu felino esteja estabelecida, quando estiver fora de casa mantenha o aquário com o peixe em um cômodo isolado, em que o gato não terá acesso. E quando estiver em casa, monitore sempre. 
É como diz o ditado: um olho no gato e outro no peixe.



Se você tem alguma dúvida sobre a convivência e a saúde de seu bicho de companhia, faça como a nossa xará, escreve pra gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.