Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Pets têm dor de dente?


Começa um novo ano e a gente tem um hábito saudável de listar novos hábitos, nem sempre tão novos, mas, muitas vezes, sabemos que temos de fazer e inventamos obstáculos por preguiça ou falta de administração de tempo. Escovar os dentes é um hábito saudável que nós fazemos todos os dias, no mínimo, três vezes por dia. Mas e os nossos pets? Não precisam de escovar também?

A resposta é SIM. Claro, que não precisa escovar os dentes do seu pet três vezes ao dia. Se conseguir escová-los uma única vez ao dia ou na semana já vai ajudar a manter a saúde bucal, e evitar o mau hálito, de seu mascote. Além disso, você também pode lançar mão de alguns pequenos truques para ajudar seu pet a limpar os dentes sozinhos de uma forma que ele, seguramente, vai adorar. Ofereça a ele aqueles palitinhos, que são courinhos de boi, que ele vai roer com prazer e vai auxiliar bastante na limpeza dos dentes. "Escovar os dentes de seu pet é o método mais eficaz de evitar a doença periodontal", afirmou Vanessa Carvalho, da Smile4pets, de São Paulo, à revista Meu Pet, número 16. 

Dor de dente
Para evitar a dor de dente e problemas bucais, o seu pet deve ser levado a um veterinário de seu confiança para promover a limpeza do tártaro que se acumula com o tempo. Segundo a especialista, "as bactérias presentes no tártaro crescem por debaixo da gengiva, destruindo o osso que sustenta as raízes dentárias, levando à queda dos dentes, provocando a doença chamada de periodontite.  Quando as bactérias se espalham pela boca podem causar dor crônica". 

Os sintomas que devem alertar o guardião responsável de que o pet deve ser levado ao vet é  a perda de apetite, o fato de ele ou ela inclinar a cabeça para mastigar, chorar ao comer, arrastar o focinho no chão. O tratamento da doença pelo veterinário especialista será o anestesiamento do animal para raspagem dos dentes e, em alguns casos, a extração daqueles cuja sustentação óssea esteja comprometida. 

  • Use escova com cerdas macias e pasta dental de uso veterinário. Não use pasta dental humana, pois contém flúor que, a longo prazo, pode causar intoxicação ou gastrite
  • Para facilitar a aceitação de seu pet com a escovação, você pode experimentar uma escova de dente para pet nos moldes de um dedal de alfaiate, para o pet se proteger contra mordidas e iniciar o pet na prática de escovar os dentes
  • Ossinhos de courinho de boi são recomendados para auxiliar na limpeza dos dentes
  • Ração seca, sem molhinhos próprios ou mesmo comida, também podem ajudar a limpeza dos dentes
  • Ossos ou brinquedos duros, assim como ossos naturais devem ser evitados para não causar fraturas dentais
  • Se você observar vermelhidão e inchaço das gengivas, algum dente fraturado ou sangue na saliva também são sinais de que um vet deve ser procurado. E, nesse caso, ofereça comidas pastosas para trazer alívio e facilitar a ingestão do alimento.  


Fonte: Revista Meu Pet - número 16. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.