Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Gatos podem conviver com mulheres grávidas?

Arte sobre ilustração de Débora para a revista Meu Pet


Quem não tem uma amiga ou conhecida que esteja passando por uma gestação e ainda tem dúvidas sobre a convivência de mulheres grávidas e gatos? Nós do Bichos de Companhia esbarramos frequentemente com situações do tipo e abominamos soluções intempestivas que culminem no abandono do bichano. E por uma razão simples: não passa de mito essa balela de que as gestantes não podem conviver com os felinos. Um mito que até então vem fomentando um ato cruel de abandono. 

Encontramos essa matéria publicada pela renomada revista Meu Pet - nº: 18 e ao postarmos aqui queremos ajudar com a intenção da publicação de jogar por terra esse mito e deixar os bichanos felizes em seus lares. 

Gestantes e felinos não podem conviver? MITO 
Você já deve ter ouvido que mulheres grávidas não podem ter animais de estimação, certo? Saiba que essa afirmação é falsa e que os peludos podem até se tornarem, na verdade, grandes companheiros durante a gestação. Para a veterinária Alessandra Amarantes Smith Maia, entrevistada pela Meu Pet, que é especialista em felinos e coordenadora do site Os Bichanos, esse mito surgiu porque se acreditava que "animais pudessem transmitir doenças às grávidas e aos bebês apenas pelo contato". A doença mais associada é a toxoplasmose, pois tem como hospedeiro o gato. "O felino pode liberar os ovos do Toxoplasma gondii por meio das fezes logo que o parasita se hospeda nele, ou seja, nas primeiras semanas de vida do visitante indesejado. 
Isso  ocorre quando ele ingere carne malcozida ou rato, barata, pássaro e lagartixa durante a caça'", explica. A vet salienta ainda que a contaminação só é feita se gestante ingerir o material contaminado, o que pode acontecer se tiver contato direto com as fezes do gato ao limpar a caixinha de areia, por exemplo, e não lavar as mãos em seguida. Ou seja, para se contaminar, a grávida vai ter de comer cocô de gato...
Para que não haja nenhum tipo de problema durante a gravidez, o ideal é levar seu bichano ou cãozinho regularmente ao veterinário, mantendo em dia a vermifugação, todas as vacinas (raiva e polivalente felina) e realizando check-up necessários. 
Cuidados Básicos Segundo a vet, é preciso lavar as mãos antes das refeições e sempre manter limpo onde o pet faz xixi e cocô.  "Ao limpar a caixa de areia, o recomendado é utilizar luvas, máscaras e óculos", ensina. Além dessas precauções. também é muito importante ficar de olho no preparo dos próprios alimentos. 

Saiba mais: 

  • Pesquisa da Universidade de Liverpool revelou que grávidas com pets têm 50% mais chances de fazer exercícios físicos na medida indicada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, ou seja, três horas por semana;
  • Tartarugas e lagartos podem carregar a bactéria Salmonella em suas fezes e representar perigo à saúde das grávidas. Portanto, higiene, lave as mãos;
  • Uma pesquisa realizada pela revista americana Pediatrics comprovou que crianças que têm contato com pets possuem maior chance de não desenvolverem problemas respiratórios no primeiro ano de vida. 
Fonte: Revista Meu Pet, número 18

2 comentários:

  1. A médica (aliás, quase! Está faltando muito pouco...) Marcele Feijó, diga-se de passagem minha cunhada, passou por aqui e considerou importante completar a informação sobre a forma de contágio da Toxoplasmose. E a contribuição é super bem-vinda, lembrando-se que, sim, a preocupação do Bichos de Companhia é com o bem-estar animal, mas também ao ser humano dotado de capacidade e discernimento para cuidar com responsabilidade de seus bichos de companhia, desfrutando cada dia mais e melhor dessa convivência. Afinal, o abandono de um ser jamais vai ter justificativa, porque somos responsáveis eternamente por aquilo que cativamos – já disse o autor do clássico Pequeno Príncipe.
    De acordo com a Marcele Feijó, a toxoplasmose pode causar má formação grave no bebê e é preciso ter cuidados e higiene ao manusear o gato.
    “O que acontece é que muitas grávidas já tiveram toxoplasmose antes de engravidar e, nesses casos, não há nenhum problema em ter o gatinho por perto. O risco é para aquelas que nunca tiveram a doença”. Segundo Marcele, as gestantes que não tiveram contato com a doença antes, podem adquiri-la durante a gestação e, por isso, devem tomar alguns cuidados, como usar luvas para manipular a caixa de areia ou a terra do jardim, onde estão as fezes do gato, e mesmo para acariciar o bichano. E depois disso lavar as mãos antes de manipular alimentos e levá-las a boca. A futura médica também recomenda cuidado até mesmo para preparar carnes de aves, aconselhando o uso de luvas.

    ResponderExcluir
  2. Marcele, as informações são sempre bem-vindas! E ainda mais se colocadas de maneira correta e prudente. Acredito que, inclusive, você reforçou a questão do contágio a partir do contato com as fezes do gato, seja de qualquer forma. A areia da caixa ou do jardim. O x do contágio está nas fezes do felino, na higiene, no lavar as mãos antes de manusear alimentos, na recomendação de uso de luvas como prevenção, e na manutenção de cuidados e acompanhamento veterinário para o gato (vacinação completa e vermifugação). Afinal, quem tem um animal não pode neglicenciar a saúde dele não só por ele, mas em nome da própria saúde. Quem tem um bichano e cuida da saúde dele, tendo acompanhamento veterinário frequente, vacinação e vermífugo em dia, não precisa sequer pensar no absurdo de descartar o bichano que não é um objeto inanimado, mas um ser vivo e dependente de cuidados e carinhos. Algo que acreditamos ser de fácil compreensão para alguém que está a caminho da maternidade e todos os sentimentos que ela traz.

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.