Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

domingo, 23 de junho de 2013

Saiba por que o chocolate pode até matar o seu cachorro ou seu gato


Ao contrário de mim, uma chocólatra assumida, minhas quatro patinhas, melhor dizendo 12 patinhas, Mila, Pepê e Flor, editoras-assistentes deste blog, graças a Deus não são nem um pouco chegadas em chocolate. Nem mesmo aqueles próprios para cães e gatos.

Mas esta postagem nós dedicamos aos nossos aumigos que já ficam agitados só de ouvir o barulhinho de um papel de bombom. A Kika, a poodle-toy,  era assim. Conhecemos histórias até de cães que devoraram ovos de Páscoa escondidos. A consequência dessa peripécia pode ser trágica.

Isso porque o chocolate possui duas substâncias, a teobromina e a cafeína que são extremamente prejudicais aos cães. Elas são absorvidas e distribuídas via corrente sanguínea para todo o corpo e o metabolismo delas no organismo do animal é muito lento.  

Para um cão de pequeno e médio porte, a ingestão de 100 miligramas de chocolate já pode ser fatal. A mesma quantidade para um cão de porte grande poderá provocar reações de intoxicação. 
Chocolates próprios para pets se consumidos
 em excesso  também podem  ser prejudiciais
Quando chegam ao sistema nervoso, essas substâncias podem provocar hiperatividade e agitação no animal. Para o coração, essa situação vai causar aumento da frequência dos batimentos cardíacos. Mesmos os chocolates próprios para pets quando ingeridos em excesso podem ser prejudiciais.

Sintomas
Os sintomas, segundo os médico-veterinários, podem aparecer entre seis e 12 horas após a ingestão. Nas primeiras duas horas são observados diarreias, vômitos e hiperatividade. Na sequência, nota-se o aumento dos batimentos cardíacos arritmia, tremores musculares, aumento da produção de urina, agitação, hiper excitabilidade e até dor excessiva. Esse quadro pode levar o animal à morte.

Não há antídoto para intoxicações por teobromina. Se o seu cachorro ou seu gato comeu chocolate que você escondeu, procure o quanto antes um médico veterinário. Não espere os sintomas aparecerem.
Os chocolates brancos,  que possuem mais gordura, possuem menor teor dessas duas substâncias que podem até matar o seu cachorro ou seu gato. Os chocolates amargos e a versão ao leite são os mais perigosos pela alta concentração das substâncias.


Fontes:
Blog O cão nosso de cada dia

Artigo do médico veterinário André Andrade Teixeira, da Unipet, na revista Bicho Meu, n.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.