Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pelo bem-estar animal

Mutilações em cães e gatos estão proibidas 
Rhaid: minha dobberman, companheira de adolescência, que foi submetida
às mutilações em nome de concursos: insanidade - desculpa por não ter tido
condições etárias de ajudá-la e reconhecer a sua lealdade


O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) determinou por meio da Resolução nº 1027, de 18 de junho de 2013, a proibição da prática de caudectomia – amputação ou corte da cauda de caninos para fins estéticos. O dispositivo modifica a Resolução nº 877, de 15 de fevereiro de 2008, que continha em seu texto apenas uma recomendação do CFMV para que a cirurgia não fosse feita.

Raças como Cocker Spaniel, Pinsher, Poodle, além de Pitbull, Rottweiller e Doberman são alvos comuns do procedimento que são corriqueiramente justificados como para “embelezar” o animal. De acordo com o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, o Conselho priva pelo bem-estar do animal.”Queremos coibir a caudectomia e conscientizar o Médico-Veterinário a não recomenda-la, já que amputar parte de um animal por motivo torpe é inadmissível”. Arruda acrescenta que toda a população pode procurar o Conselho Regional de Medicina Veterinária(CRMV) de seu Estado para denunciar a prática.

Desde 2008, o CFMV proíbe a cordectomia (cirurgia que retira as cordas vocais dos animais), a conchectomia (para levantar as orelhas) e a onicectomia ( extração das unhas de gatos).

O Médico- Veterinário que infringir as normas determinadas pelo CFMV estará sujeito a processo ético-profissional.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV, 21/06/13

Prefeitura de Bueno Brandão se destaca por prestar ajuda a protetora e seus 70 cães condenados à morte por sentença judicial

Decisão judicial na comarca de Ouro Fino (MG) determinou que os 70 cães resgatados das ruas pela lojista Ana Karina Bueno, de Bueno Brandão, na mesma região, fossem retirados da casa da protetora e guardiã dos animais. O juiz João Cláudio Teodoro defendeu e explicou que a sentença não visa o extermínio dos cachorros e, sim, a adoção. "Somente em último caso é que os cães poderiam ser sacrificados com a autorização do Conselho de Medicina Veterinária", justificou o magistrado.

A situação e a exposição dos animais ao risco de morte levou à criação de campanha no Facebook para arrecadar recurso e mão-de-obra para construção de canis em um lote na zona rural de Bueno Brandão que foi adquirido pela protetora para salvar seus animais. A campanha teve a adesão importante da prefeitura de Bueno Brandão que também está pedindo ajuda à população para a protetora, além de ter dado início à terraplanagem do terreno e ter se comprometido também a ajudar na construção de canil. A prefeitura pede o apoio da população para doar materiais de construção ou recursos para adquiri-los.
Para ajudar via Facebook, acesse: www.facebook.com/peludus.cachorros

Fonte: Super Notícia, sexta-feira, 21 de junho de 2013.

Opinião do blog Bichos de Companhia

Duas notícias muito boas de se ler e que nos permitem a continuar acreditando em conquistas em benefício do bem-estar dos animais, a partir da guarda responsável e respeito às necessidades e características de cada espécie e raça.
Amputar cauda, orelha, por estética? Submeter o animal a riscos cirúrgicos sem necessidade, só para satisfazer o ego dos donos?! É demais, não é mesmo? 
O blog felicita ao CFMV pela decisão sábia e sempre apoia o comprometimento ético dos profissionais de veterinária. 
Uma pena que esta decisão chegou muito tarde para a minha dobermann amiga de adolescência, minha protetora, sim, ela agia como minha protetora gente, me defendendo de maldades humanas, a Rhaid. Eu não tinha idade para entender as mutilações às quais ela foi submetida desnecessariamente. Só me recordo de vê-la com um aparelho e esparadrapo nas orelhas e no rabinho. A foto da Rhaid, que ilustra esta postagem, foi escolhida de propósito em homenagem e agradecimento eterno, com pedido de desculpa por não ter tido condições etárias de ajudá-la e reconhecer a sua lealdade. 

A outra notícia é exemplar. A iniciativa da prefeitura de Bueno Brandão é exemplar e deveria ser seguida por outras prefeituras e órgãos públicos, além, é claro, da própria iniciativa privada. E nós cidadãos teremos, assim, muito mais motivos para entrar na causa e ajudar. Juntos, poder público, cidadãos e terceiro setor, para salvar 70 vidas do sacrifício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.