Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Coração aberto para adotar um animal especial


Desafio da feira especial: fazer com que os candidatos 
percebam a ternura do animal, independente de sua
condição especial e que se disponha a lhe oferecer os
cuidados redobrados de que necessita em troca de
sua gratidão eterna 

Na semana em que o país se choca com mais uma notícia que parece até mentira tamanha a crueldade contra um poodle, ainda filhote, que sofre nas mãos de uma mãe tresloucada e de um filho, criança, aprendiz de maldade, em Porto Alegre (RS), eis que surge um bálsamo: um convite para uma feira especial de adoção de animais. Numa iniciativa inédita, a ONG Brigada Planetária promove a 1ª Feira de Cães e Gatos especiais, no domingo, 26, em Belo Horizonte, na próxima semana. E quem são esses animais especiais? Idosos, cegos, de pelagem escura, deficientes e acometidos por doenças que não são sentenças de morte, mas devem ser tratadas ao longo da vida do cão ou do gato.

Mudança de paradigmas

Negão: feliz desconhece que é duplamente rejeitado 
pela cor e por precisar de rodinhas para se locomover

Ações como essa refletem uma mudança ainda tímida, mas muito positiva da forma de encararmos os animais e, sobretudo, bichos de companhia, ou simplesmente, de estimação dentro de nossa sociedade. “Para nós, a feira tem o papel de contribuir com uma mudança de paradigmas. Os animais especiais merecem oportunidades e precisam de carinho, afeto e cuidados como qualquer outro e só precisam de uma chance de ser vistos para que as pessoas percebam que são especiais também na forma de se relacionar com o guardião, com gratidão e lealdade”, destaca Geralda Silva Ferreira, presidente e fundadora da Brigada Planetária.

A promoção da feira especial e também das feiras comuns de animais resgatados das ruas por ONGs e protetores independentes revelam a triste realidade do abandono de animais domésticos no Brasil que, sequer, tem estatísticas oficiais sobre o tema e mostram o descaso governamental no estabelecimento de políticas públicas de conscientização. Às vésperas de campeonatos mundiais de futebol, imagine a impressão de um turista proveniente de um país culturalmente desenvolvido não terá vendo animais errantes nas ruas das cidades brasileiras? O problema é que mal sabem esses turistas que diante da inexistência de programas sociais para tratar o assunto, em muitos municípios os animais abandonados estão correndo riscos sérios de morrerem vítimas de ações de “limpeza rápida” promovidas por prefeituras Brasil afora.

Vovô: é o retrato de um país que descarta quem é 
considerado velho pela sociedade - só precisa de afeto

Etapas

Diante desse cenário, a presidente da ONG Brigada Planetária Geralda Ferreira explica que o projeto de feira de animais especiais foi planejado em três etapas para que as pessoas possam perceber e ter compaixão pela realidade experimentada por esses animais e os próprios cães e gatos sejam expostos de forma organizada e não prejudicial a eles mesmos.
Em um primeiro momento, diz ela, daremos prioridade aos animais cegos, deficientes e que fazem uso de medicamento controlado e que não podem ser interrompidos. Numa próxima feira, levaremos aqueles cães e gatos hiperativos, de porte médio, que têm um comportamento que exige um pouco mais de paciência por parte do adotante na adaptação e aqueles que para o senso comum são mais desprovidos de beleza, os feinhos. Por hiperativos, Geralda, explica que são aqueles com o gato Nicolas, um “boêmio” e brincalhão em demasia que, apesar de extremamente carinhoso, só exige um pouquinho mais de atenção do tutor que precisa só de “dar uma canseira no bichano para ele ficar mais calmo, brincando bastante com ele até se cansar”.
E, por fim, com os candidatos à adoção especial mais adaptados, a ONG mostrará a graciosidade que existe por trás daqueles animais que um dia tiveram uma sentença de morte decretada, mas que só precisam de fazer uso de medicamentos para manter uma doença como a leishmania sob controle. Lembrando que o tratamento da leishmaniose já foi liberado pelo governo mediante ação da justiça.

Raul: jogado fora antes mesmo de ser tornar 
um cão idoso, só porque cresceu e deixou de ser filhote

Radar

De acordo com Geralda Ferreira, se nas feiras normais de adoção, a ONG já é bastante detalhista nas entrevistas, nas feiras de animais especiais os voluntários responsáveis pela entrevista terão usar ainda mais o feeling para sentir a verdadeira intenção em cada resposta dos candidatos à adoção de um cão ou gato especial. Estaremos de olho em cada atitude, na forma de olhar o animal, nas observações feitas, em discernir o impulso da intenção real. Nada poderá escapar ao nosso radar. “Temos consciência de que mesmo com todo esse cuidado nas nossas feiras, ainda assim temos algumas surpresas desagradáveis de vez em quando. Mas estamos a cada dia mais experientes diante dessas situações”, ela pondera, destacando que o projeto também prioriza o acompanhamento de cada caso, fazendo um pós-adoção de forma mais efetiva pelos voluntários da ONG.

Coração aberto para receber Vovô, Negão e companhia

Nêga: Sempre sobra nas feiras normais de adoção.
Motivo? a cor da pelagem!

Os requisitos para se ter a companhia de um cão especial? Geralda afirma que são empatia, disponibilidade e coração aberto para receber um animal em circunstâncias especiais como o Negão, que hoje está curado da cinomose, adquirida dos tempos em que viveu nas ruas, mas ficou com sequelas e, paraplégico, se locomove com o auxílio de rodinhas. Ou o Vovô, como próprio nome diz, foi parar na rua porque já era um idoso. Foi encontrado em situação deplorável, com dermatite gravíssima. Curado, só precisa de atenção, carinho e respeito como qualquer senhorzinho de idade. E tem ainda casos como o de Verinha e Nêga que são sempre preteridas em função da cor da pelagem, mas que são donas de uma docilidade e lealdade tão imensas que é inconcebível que permaneçam distante do convívio de uma família humana, presas em um canil até o fim de suas vidas.

Alternativa

“A feira de adoção de animais especiais é uma oportunidade para esses cães e gatos e uma alternativa para ONG, ou cada um de seus voluntários de forma individual, que não podem ficar absorvendo todos essas situações que aparecem exatamente por falta de opções, sob pena de interrupção de nosso trabalho de resgate e encaminhamento de animais que não pode parar”, salienta.


Serviço
1ª Feira de Cães e Gatos especiais – Faça a diferença, adote um amigo especial
Domingo, 26 de maio. De 10h às 17h.
Local: clínica veterinária Animal Center (avenida Portugal, 3871, bairro Itapoã, Belo Horizonte, MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.