Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

terça-feira, 16 de abril de 2013

Notícia de cancelamento de leilão de cães da PMMG é recebida com satisfação por quem defende os animais


O leilão de 10 cães da PMMG que estava marcado por edital para o inicio da tarde desta terça-feira, 16, foi cancelado pela corporação. Ativistas, ongs, protetores e grupos de proteção se manifestaram contra a medida porque defendem um projeto de encaminhamento e adoção responsável, com prioridade aos militares que acompanharam os animais durante o treinamento e atividade policial.

A notícia foi recebida com muita satisfação pela proteção animal que, agora, vai investir no diálogo para que  a corporação promova encaminhamentos responsáveis e dentro de uma ótica de bem-estar animal, considerando, inclusive, o respeito ao animal que construiu uma história ao lado dos militares em várias situações de conflito. Ativistas e protetores de todo o país também compartilharam dos mesmos sentimentos de alívio e alegria pela atitude equilibrada da PMMG de cancelar o pregão, em solidariedade ao grupo de proteção em Minas Gerais. Em nota, a PMMG informou que "o leilão foi cancelado para serem realizadas adequações jurídicas e sanados vícios do edital".

Para o Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) que também divulgou nota em agradecimento pela decisão, apoios na esfera política e também da própria corporação militar, "a  presente decisão, entendemos ser resultado da observância à Constituição Federal Brasileira, bem como, devido à consciência, respeito e sensibilidade de todos quanto aos animais não humanos, esses, seres sencientes como nós que, apesar da condição de "bens semoventes e inservíveis", "patrimônio" - sob a ótica das leis humanas -, sentem medo, fome, frio, dor, necessidade de liberdade, dentre outros".

Ainda de acordo com o esclarecimento oficial do MMDA à sociedade, a mobilização "tomou proporções nacionais, transcendendo as montanhas mineiras, conclamando ativistas de todo o Brasil a abraçar, solidariamente, esse desafio. Um novo tempo se descortina, com o despertar e novo olhar de autoridades, imprensa e população em geral quanto aos animais usados para o policiamento militar".

Dentre as alternativas que os ativistas pretendem discutir com a corporação, o MMDA propõe parceria entre a PMMG e governo do estado com programa Adote um Amigo, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e ONGs da capital que já alcançou a marca de 80 feiras de adoções e mil encaminhamentos dentro conceitos de guarda responsável e monitoramentos de pós-adoção.

Para o blog Bichos de Companhia é imprescindível que os encaminhamentos dos animais sejam precedidos de castração e microchipagem para se evitar o abandono de crias indesejáveis e a negligência ao próprio animal com o passar dos anos, o que pode, inclusive, trazer danos à saúde pública, a partir da omissão de guardiões e tutores de animais em prestar assistência a eles, levando-os ao veterinário sempre que se fizer necessário e, anualmente, para colocar todas as vacinas em dia. A microchipagem se mostra um método eficaz de monitoramento para coibir o abandono e responsabilizar os culpados a partir do armazenamento de dados que os identifiquem.

Blog contesta conclusão equivocada de jornal A notícia do cancelamento do leilão dos cães da PMMG ganhou divulgação nas redes sociais e veículos de imprensa. O jornal Estado de Minas em sua versão digital disse que "o cancelamento vai agradar às entidades de proteção e desagradar famílias inteiras". O Bichos de Companhia contesta a conclusão do jornal a partir do fato de que uma família que tenha real interesse em adotar um animal com responsabilidade, tendo condições de oferecer ao animal tudo que ele precisa, considerando os custos dentro do orçamento familiar, tem boas intenções na atitude de ter qualquer animal por perto, da PM ou não, em boas condições de saúde, devidamente identificado para evitar fugas e maus-tratos e, principalmente, vai querer o bem-estar do bicho tanto quanto querem os protetores e a própria Polícia Militar que o manteve durante um bom tempo saudável, bem alimentado e tratado sob o aspecto veterinário. 

Um comentário:

  1. Bela atitude e muito boa a matéria. Parabéns pelo trabalho Nádia.
    Carlos

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.