Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

sábado, 28 de abril de 2012

O abandono é culpa sua: esta é a razão porque castrar é fundamental

Cadela e filhotes: abandonados no bairro Salgado Filho,
região Oeste de Belo Horizonte: a mercê dos perigos

O e-mail abaixo é só um dos muitos, dezenas, centenas, que recebemos de ninhadas abandonadas, cadelas prenhas sendo espancadas. Não compactue com isso. Castre seu animal. Esqueça as desculpas como "Ah, minha cadela não vai cruzar" ou "vou doar os filhotinhos pra pessoas da minha família". Reflita: você não pode saber o que vai acontecer amanhã e sua cadela ou seu cachorro podem fugir. Na rua estarão à mercê dos perigos e, ao contrário do que você assegurava, eles vão cruzar e se reproduzir. Se você tiver a sorte de reencontrá-los, menos mal. Do contrário, saiba que uma família inteira, cadela e filhotes, estarão em sofrimento e perigos exponenciais na rua por SUA CULPA, por culpa de uma desculpa sua. 

Sua cadela pariu e você vai enfiar os filhotes nas casas dos familiares? Vai impor a eles uma responsabilidade de uma vida inteira? Será que eles estão dispostos e financeira e emocionalmente disponíveis a arcar com uma vida durante, pelo menos, 15 anos? E se não estiverem? POR SUA CULPA, por culpa de uma desculpa sua, mais um animal será abandonado porque você assegurou para si mesmo que os filhotes da sua cadela teriam donos encontrados por você aleatoriamente, sem qualquer planejamento, entre os nomes de sua agenda de contatos. 
Pessoal amigo da causa animal,
Frequentemente tenho procurado oferecer ajuda àqueles que estão em situação mais difícil. Hoje, venho pedir o apoio de vocês. Recebi um pedido de socorro e como moro no Salgado Filho, próximo ao bairro Betânia, fui verificar e infelizmente, constatei que 8 cachorrinhos e a mãe foram abandonados na calçada. Levei ração e, na varanda de uma casa vazia, consegui fotografá-los. Havia um saco fechado com um pouco de ração e dentro, um filhotinho morto, provavelmente por asfixia. Maria, que mora próximo, me ajudou. Estavam morrendo de fome e sem água. São lindos, mas é triste não ter para onde levá-los, por isso, não posso fechar os olhos e abandoná-los também, como fez a dona que os deixou fora da mudança, atirando-os à deriva. Peço que divulguem as fotos e que me ajudem, assim como a essa mãe que precisa de ajuda. Quem puder adotar ou oferecer qualquer tipo de ajuda, faça contato. Se houver algum abrigo em conta, posso também assumir por um tempo, mas preciso urgente de ajuda. Tenho 20 cães em casa e não tenho como abrigá-los por muito tempo. Mando mais fotos depois. Tel contato:  031- 33731565 begin_of_the_skype_highlighting            031- 33731565      end_of_the_skype_highlighting ou 97141565. Obrigada, abraços, Jane Mourão.
A culpa desse abandono é SUA. Castre o seu animal! 

Confira outros sintomas do abandono iminente que ronda a vida de quem não planejou a chegada de um animal em casa e se recusa a cumprir os princípios básicos da guarda responsável, como castração, vacinação completa, vermifugação e visitas ao veterinário sempre que necessário - só para citar algumas:
1) Mudança da família de endereço (as malas e caixas de quinquilharias são feitas sob o olhar atento do animal. E, ao final, ele é esquecido de propósito, de caso pensado, no local. Ou seja, é abandonado);
2) Venda do sítio ou da casa da família (a desculpa esfarrapada: o próximo morador vai precisar de um animal e vai querer. E se ele já tiver um? E, mais, e se ele não quiser? Ele tem o direito de não querer ficar com o SEU animal, o problema é SEU e não do comprador de SEU imóvel);
3) Gravidez da mulher (pode parecer óbvio, afinal, gravidez só pode ser da mulher, não é mesmo? A redundância aqui foi só para deixar claro que não nos referimos à prenhez da cadela ou da gata. A mulher engravida e, pronto, lá vem mais uma desculpa esfarrapada para se desfazer do animal que estava ali, no seio da família, e que foi levado por um membro da família que não planejou a vinda do bicho, não perguntou aos demais se alguém se opunha...);
4) A fuga: com raras exceções, a fuga também é causa de um abandono premeditado. É quando a fuga de um animal é resultado de uma omissão de responsabilidade ou excesso de confiança. Reflita: você não pode prever nem o que vai acontecer daqui a uma hora, quiça o que acontecerá amanhã. Portanto, certifique-se de que seu animal está protegido, tem coleira com plaquinha de identificação, com telefone em caso de perda. São atitudes simples que fazem a diferença e podem tirar de cima de suas costas a SUA culpa em caso de abandono.
* lembre-se que os três casos acima são apenas desculpas esfarrapadas que servem para o candidato a abandonar seu cachorro ou gato justificar uma falha exclusiva dele, a partir do momento que todos esses casos poderiam ter sido evitados se ele considerasse a vida que está sob sua responsabilidade e se tivesse feito um simples planejamento para saber se o animal cabe no estilo de vida de sua família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.