Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

domingo, 2 de outubro de 2011

Denúncia: Abandono é cena comum em cidades do interior de Minas


Este cão perambulava pela Estação Trem das Águas, onde turistas pegam o trem que faz o circuito entre São Lourenço e Soledade de Minas


Os olhos tristes e perdidos deste cão refletem sua fragilidade diante do abandono que lhe foi imposto pela população da mística São Tomé das Letras

Os olhos e o faro do blog Bichos de Companhia ganharam uma contribuição exclusiva do blog Meu Olhar, do amigo Carlos Roberto Torres que, em viagem pelo interior de Minas, nesta última semana de setembro, registrou as cenas de abandono de animais em cidades turísticas do estado que tem a Estrada Real como chamariz do turismo. Uma prova cabal de que o abandono dos animais está ao alcance dos olhos do turista, depondo contra a imagem do local. Se o problema do abandono e maus-tratos de animais já é grave nas capitais, onde o poder público é mais cobrado por sua responsabilidade em campanhas de conscientização e de saúde pública e a população também possui um nível maior de consciência, imagine nesses grotões Brasil a fora a situação de penúria dos animais diante da omissão do estado e negligência da população?

Em postagem anterior, o Bichos de Companhia mostrou uma cadelinha mestiça de poodle tristemente abandonada sob as barbas dos profetas de Aleijadinho, em Congonhas, a poucos quilômetros da capital mineira. Se você não viu, clique aqui e conheça ou relembre a matéria.


Foto do site da cidade de São Lourenço



A beleza mística e natural de São Tomé das Letras capturada pelas lentes de Carlos Roberto Torres (Meu Olhar)


Com o apoio do blog Meu Olhar, podemos conhecer que a realidade do abandono de animais e a precária ou ausência total de políticas públicas voltadas à conscientização (e ação!) sobre um tema que é, inclusive, de saúde pública é cena comum no circuito das águas, em São Lourenço e também na mística São Tomé das Letras. Em visita ao site das duas cidades em busca de notícias sobre políticas de saúde pública, campanhas de conscientização e da atuação do Centro de Controles Zoonoses não encontramos muita coisa. Na página da prefeitura municipal de São Lourenço encontramos alguma referência ao trabalho da equipe de saúde pública e veterinária, o que denota que há algo, embora incipiente e um tanto marqueteiro, vem sendo feito por lá e que um projeto de conscientização contra o abandono, os maus-tratos e em prol da guarda responsável de animais de companhia não é um sonho longínquo e, pelo contrário, é viavelmente cabível de ser pensado pelas autoridades competentes e implementado com o apoio da população. Clique nos links para ler as notícias que encontramos por lá: Gerente de Vigilância Santitária recebe homenagem e Ministério da Saúde não fará campanha de vacinação antirrábica .

 
Este é o cão que abre esta postagem. Esta é a foto que mais chamou a atenção do fotógrafo que tentou capturar o desespero do animal na busca por água ou comida, lambendo o chão da estação de trem por onde circulam turistas


Pessoas vão e vem e sequer se sensibilizam pelo cachorro circulando por ali, abandonado


Cidade que é conhecida pela beleza natural que inspira a reflexão e o misticismo parece não se importar com a dura realidade diante dos olhos de nativos e turistas: o abandono de animais vítimas da guarda não responsável e da precariedade das políticas públicas de saúde de esterilização (castração) como medida de combate ao abandono e maus-tratos

Mais:

Santa Luzia e Jaboticatubas

Em tempo, o Bichos de Companhia também destaca a situação que chega a ser calamitosa em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Jaboticatubas, no circuito Serra do Cipó, também bem pertinho da capital mineira: os cães e gatos abandonados quase andam em bandos nessas duas cidades. São muitos.
O Bichos de Companhia não teve condições de fotografar os animais errantes de Santa Luzia e Jaboticatubas. Não faltaram oportunidades, mas condições para fazer os cliques, uma vez que estávamos às voltas com um acidente de trânsito de parente (meu irmão que, felizmente, está fora de perigo) e não tivemos como fotografar.
Mais uma vez a culpa recai sobre as prefeituras, mas também, e, principalmente, sobre a população dessas duas cidades que negligenciam a guarda de seus animais de estimação. Guarda Responsável já, cidadãos! Para cobrar uma política de saúde pública adequada dos governantes é preciso fazer cada um a sua parte. E fazer a sua parte começa pelo NÃO ABANDONO. Ter um animal de estimação significa ter alegrias por poder desfrutar da companhia do amigo de quatro patas, mas, sobretudo, significa RESPONSABILIDADES: levá-lo ao vet sempre que preciso, levá-lo para tomar TODAS as vacinas anualmente, vermifugar semestralmente, pelo menos, levar para passear na coleira, ensiná-lo a se comportar, dar afeto são OBRIGAÇÕES BÁSICAS. E, ainda, ter a ciência de que sua responsabilidade para com o animal vai continuar a mesma por 15, 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.