Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

sábado, 20 de novembro de 2010

Convivendo com um gato



P.S.: para as mais assanhadinhas, muita calma nessa hora porque estamos falando aqui do gato, o felino, bichano de quatro patinhas....

Eles são fofos e, à primeira vista, bem mais independentes que os cachorros. Inclusive, já diz a música: “Nós gatos já nascemos pobres, porém, já nascemos livres...”. E, até que entrem no cio, por exemplo, caso ainda não estejam castrados, são bem menos barulhentos que os cães. Pelo silêncio, aliás, são os companheiros prediletos dos autores e escritores, porque os inspiram, ajudam a relaxar e não atrapalham fazendo barulho que interrompam o exercício de pensar e escrever. É isso, vamos falar deles, os gatos. O BICHOS DE COMPANHIA tem estado um tanto em falta com os bichanos. Diga-se de passagem, tem até seguidor deste blog (né, Mylla Galvão!) “reclamando” a ausência dos felinos por aqui. Então, fazemos mea culpa, e a partir de hoje postaremos várias curiosidades sobre a criação dos fofos gatinhos, afinal, somos um blog que não se chama BICHOS DE COMPANHIA por acaso: e eles, os gatos, também estão na lista dos animais escolhidos para fazer companhia ao bicho homem – só perdem para a cachorrada.
Ainda que os gatos tenham a preferência de muitos, há bastante desconhecimento sobre seu modo de vida, o que chega até a provocar um certo receio nas pessoas na hora de escolher entre um cão ou um gato de estimação, e até mesmo preconceitos infundados contra os bichaninhos. Eu mesmo, confesso, minha pouca destreza e conhecimento sobre o estilo felino de ser e a “linguagem” adequada para lidar com os bichanos. Assim, com o auxílio de uma boa bibliografia sobre o modo de viver dos gatos, vou começar a dividir com os leitores e seguidores deste blog as minhas descobertas sobre o mundo dos gatos. E fiquem à vontade para postarem curiosidades e dicas legais e importantes para a criação e convívio com os gatinhos Brasil e mundo afora. A intenção é contribuir para que o convívio com o felino seja saudável e aprazível para toda a família.

RAÇAS Não é novidade para ninguém que existem gatos de raça e os sem raça. Esses últimos, a exemplo do que acontece no mundo canino, são também conhecidos como mestiços, vira-latas ou num termo mais, digamos, técnico, sem raça definida. Existem gatos de vários tamanhos, cor da pelagem e características distintas. As raças felinas mais conhecidas são persa, siamês e angorá. Mas, são também exemplos de raças de gatos, a cornish rex, scottish e bobtail.
Os persas, por exemplo, têm o pelo longo e sedoso, cara achatada e focinho curto. O siamês tem o corpo alongado e a pelagem curta e brilhante. Tem a cabeça comprida e pontiaguda, quase triangular. A raça bobtail é originária do Japão, têm o rabo pequeno e redondo como um pompom. Os gatos da raça scottish, como dá pra imaginar, vieram da Escócia, têm orelhas pequenas que dobram para frente. Os sem raça definida, típicos, e não menos fofos e encantadores, são a mistura de tudo um pouquinho. Enfim, essas são apenas algumas raças, pois há várias outras.



POSSE RESPONSÁVEL Fato é que não importa qual raça tenha sido a sua escolha e, a exemplo dos cachorros (de novo!), aqui também é muito importante se falar em posse responsável, ou seja, não se esqueça nunca de que o gato é um ser vivo, não são brinquedos, devem ser tratados sempre com respeito às suas necessidades e características e nunca devem ser abandonados à própria sorte. Antes de adquirir um gatinho para ser seu bichaninho de estimação tenha sempre em mente a longevidade dele e a sua capacidade de criá-lo com dignidade por toda a vida dele, sem abandoná-lo. De acordo com um das mais importantes organizações de proteção animal do mundo, a Humane Society, os gatos que são mantidos dentro de casa, sob uma criação responsável, vivem, em média, de 12 a 18 anos. E aqueles que moram na rua ou têm acesso a ela, ainda que ocasionalmente, vivem cerca de três anos. Ou seja, o lugar do seu gato, se você é um dono responsável, que pensa na saúde do animal, é ao seu lado, dentro de casa.
Então, para saber se o gato é o animal certo para você e para a sua família, é preciso responder com sinceridade e para si mesmo às perguntas abaixo (aliás, perguntas muito parecidas devem ser feitas e respondidas antes de se adquirir um cãozinho ou qualquer outro animal de estimação).

Quiz da posse responsável

a) Vou dar comida ao meu gato todos os dias e limpar sua tigela de comida e sua caixa de areia?
b) Vou levar meu gato ao veterinário regularmente para suas consultas e vacinas (no plural) anuais?
c) O que vou fazer com meu gato quando sair de férias? (os gatos não podem ficar sozinhos enquanto você estiver fora)
d) Vou treinar meu gato e não perder a paciência nem gritar com ele?
e) Meus irmãos menores (e minha família) também vão tratar bem o meu gato?
f) Um gato pode viver 15 anos ou mais. Vou garantir que ele seja bem cuidado por toda a vida.

Resposta do Quiz da posse responsável: se você respondeu “sim” a todas as perguntas, sim, o gato pode ser um animal perfeito para você. Caso tenha respondido “não” a qualquer uma das perguntas, é melhor você repensar e dar mais um tempo até levar um bichano para sua casa.

Fonte: Meu bichinho e eu – gatos e seus filhotes; Girassol; Honor Head. // Fotos: cromos do álbum Love Pets

Para adoção



Esta futura mamãe foi abandonada, prenhe, em São Paulo. Resgatada, ela terá seus filhotinhos em segurança. Ela e os filhotinhos que vão nascer (nem bem nasceram e já padecem da irresponsabilidade de alguém que negligenciou os princípios básicos da posse responsável) aguardam por uma chance de serem felizes ao lado de uma família que os adote (juntos ou separadamente). Contato para adoção: (11) 3441-8088 e (11) 7393-2512.

3 comentários:

  1. Nádia,
    parabéns pela matéria, enquanto uma pessoa que convive diariamente com um felino sou testemunha do quanto eles são criatutas amáveis e que transformam a energia de uma casa. Contudo, achei que faltou uma foto da Xuxu ai pra ilustrar ainda mais a sua matéria..rss..Brincadeiras a parte depois te envio algumas fotos para você guardar de lembrança, quem sabe elas não entram na sua próxima exposição..rss Um grande abraço do seu primo.!

    ResponderExcluir
  2. Ná,
    Adorei seu post...
    Depois te mando um email para te falar de minha Aisha(uma gatinha que tive), tenho mtas curiosidades dela para vc!
    Estou quase conseguindo um Vira-latas para mim... Lindinho... (cãozinho)
    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. CURIOSIDADES FELINAS
    Esconderijo secreto: quando seu gato faz suas necessidades, costuma enterrá-las. Os felinos selvagens fazem isso para encobrir qualquer cheiro que possa atrair predadores perigosos. Embora em casa seu bichano não esteja cercado por inimigos, nada impede que ele se comporte como seus parentes mais distantes.

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.