Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Preparativos para receber seu gato em casa



Se você passou no Quiz da Posse Responsável (da postagem anterior) e decidiu que o gato é o animal perfeito para lhe fazer companhia, ótimo! Parabéns! Então, agora é a hora de preparar sua casa para receber o novo membro, o gato. Se sua decisão foi de fato madura, vai notar que os preparativos para receber o bichano é parte do prazer de se ter um bichinho de estimação. Afinal, a questão aqui é ter certeza de que sua casa não oferece nenhum perigo para o gatinho ou gatinha e escolher o melhor lugarzinho para ele comer e dormir. O fato é que muitas dicas aqui valem direitinho para a chegada de um cãozinho também.


Esta é a Xuxu, gatinha do Gui, meu primo querido e seguidor deste blog: ela foi resgatada do abandono no campus da UFMG

Bom, os gatos, especialmente os filhotes, adoram explorar novos ambientes. Entram em tudo e se enfiam em qualquer buraquinho. Comece observando as plantas do jardim: retire as plantas venenosas, pois seu gato pode mastigar. Exemplos de plantas venenosas: orelha-de-elefante, ervilha-de-cheiro, bico-de-papagaio e espirradeira. Fios elétricos também devem ser afastados do alcance do gatinho, pois eles, normalmente adoram brincar com esse “cordãozinho que fica pendurado”. Cuidado com o nível de toxicidade dos produtos de limpeza, sobretudo, aqueles que você passa no chão.



Certifique-se de que não há possibilidade de fuga, ou seja, cercas e portões bem fechados e sem frestas por onde possam passar e chegar à rua. Para quem mora em apartamento, até que o gato se acostume com espaço da sua casa e, caso as janelas não sejam teladas, é bom que fiquem fechadas, pois uma queda pode ser fatal.
Bom, agora escolha um lugar onde você quer que seu bichano durma. Coloque ali uma casinha, uma mantinha dentro de uma caixa de papelão ou caminha. O importante é que o lugar ofereça conforto e seja quentinho, pois os gatos são muito friorentos. Ele terá de ter, pelo menos duas tigelinhas: uma para a água e outra para a comida. Uma dica de quem entende de gatos é colocá-las sobre um tapete, pois muitos gatos (e cachorros também) tiram a comida da tigela antes de comer. Isso facilita até a limpeza do local.
Um item muito importante é a caixa de areia, onde os gatos farão suas necessidades, afinal, ao contrário dos cães, não é habitual sair com gato na coleira para fazer xixi e cocô. Ele fará suas necessidades ali e irá enterrá-la na areia – veja caixa de informação ao lado sobre as curiosidades felinas. A caixa de areia higiênica (comprada em pets shops e supermercados) deve ficar no mesmo cômodo que as tigelas de comida e água, porém não muito perto. Coloque-a sobre folhas de jornal. A caixa de areia deve ser limpa diariamente e sempre que for necessário.

Um check-list de acessórios que você deve ter:
Cesta, caixa de papelão ou caminha para dormir
Caixa para transporte (para ir ao vet, passear de carro, etc)
Duas tigelas: para água e para a comida
Ração e petiscos próprios para gato
Caixa de areia, areia higiênica e pazinha para limpar
Se for um gato de pelos longos, você terá de ter escovas para escová-lo diariamente
Brinquedos (só não pode ser peças pequenas)
Coleira (os gatos não precisam e, em geral, não gostam, mas é legal ter uma que não aperte o pescoço e que tenha uma plaquinha de identificação do animal, com telefone do proprietário)
Arranhador

No próximo post, leia sobre os primeiros dias do gato em casa e as regras da casa. E não se esqueça de comentar esta postagem. Se você tem alguma dica, sugestão ou dúvida sobre a criação de gatos, registre-a, compartilhe-a para que possamos buscar respostas que ajude a todos ao mesmo tempo.

Fonte: Meu bichinho e eu – gatos e seus filhotes; Girassol; Honor Head.

4 comentários:

  1. Nádia,
    mais uma vez parabéns pela matéria achei muito bacana mesmo. Ah e valeu pela fotinha da Xuxu, ela ficou linda nessa foto. Como sugestão de um outro post sobre gatos acho que talvez seria legal você falar sobre algumas doenças que poucas pessoas conhecem e por conta de uma visão deturpada acabam tendo bastante preconceito, como o caso da Aids e da Leucemia felina (FELV). No site do adote um gatinho você vai encontrar matérias bem interessantes e esclarecedoras sobre o assunto (http://adoteumgatinho.uol.com.br/materias/). E de quebra podemos conversar depois sobre a recuperação da Xuxu, a medicação que ela toma. Posso te passar fotos do antes e depois também!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia que o Gui tb tinha passado por aqui rsrsrs Enfim, estou adorando essa série sobre gatos! Muito interessante e muito importante. Na chegada da Xuxu, tivemos muita dificuldade para encontrar esse tipo de informação que vc está disponibilizando no blog. Adorei tb a dica sobre os "presentinhos indesejáveis": é muito importante ter a noção correta sobre certos hábitos animais que não gostamos, pq assim aprendemos a lidar melhor com eles. Do jeito que vc escreveu, quem não vai passar a amar toda vez que seu gato ou cachorro vier todo pimpão te trazendo um rato ensanguentado hihihi Beijão e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi gostaria de saber se posso possuir um beta junto ao felino sem problemas, sendo que o gato é adotado? Muito obrigada desde já :)

    ResponderExcluir
  4. Nadia, xará(!), vamos consultar um veterinário e em breve postamos aqui a resposta pra você, ok? Aguarde.

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.