Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Você e seu cão: comemoração saudável na estréia da Seleção



Às vésperas da estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo 2010, as ruas das cidades se colorem de verde e amarelo. Vuvuzelas, foguetes e muito barulho fazem parte do clima de euforia que toma conta da população. O BICHOS DE COMPANHIA não tem absolutamente nada contra a alegria de torcer pela equipe escalada por Dunga, se diverte, sofre e vibra por um gol que garanta a vitória do time. No entanto, também se preocupa com a situação dos bichos de estimação que sofrem muito com o barulho, principalmente, com o provocado por foguetes.

Muitos cães e gatos têm muito medo de foguetes e barulhos excessivos. Desesperados, podem tentar escapar e fugir para a rua, se automutilam, tremem, se escondem. Há relatos de cães que morreram devido a ataques cardíacos ou se jogaram de lugares altos para escapulir do medo.

Quem tem um bicho de estimação em casa deve se preocupar com o bem-estar dele no meio dessa comemoração toda. Muitas vezes, é preciso até sacrificar um pouco a comemoração com os amigos. Ter um cachorro ou um gato é prazeroso, mas também dá trabalho e um sacrifício pela saúde do mascote é um ato recorrente ao qual pessoas que amam verdadeiramente seus bichinhos têm de estar sujeitos.

Assim, destacamos aqui algumas dicas para minimizar ou até eliminar o sofrimento de seu mascote, tornando sua comemoração mais saudável. Afinal, um dono responsável vai comemorar de forma muito mais gostosa a vitória da Seleção se seu adorável mascote estiver tranquilo e cheio de saúde. Especialistas aconselham, por exemplo, alimentar o animal, pelo menos, uma hora antes da barulhada para que, de barriga cheia, ele vá dormir na hora em que a confusão começar. E, de maneira alguma, leve seu mascote para a comemoração. Deixe-o em casa, o lugar onde ele se sente seguro e sempre acompanhado de alguém, preferencialmente você mesmo, a pessoa de quem ele mais gosta, nunca sozinho.

Ah, e vale a pena lembrar dos cães e gatos abandonados. Eles também têm medo de foguetes e barulhos. E não têm ninguém para protegê-los, portanto, desestimule o uso de foguetes entre seus amigos, não apóie ações que possam causar dor ou medo a um animal errante que já tem de lutar para sobreviver nas ruas, passa fome, frio, solidão, sofre todo tipo de crueldade e maus-tratos gerados pelo abandono.

FIQUE DE OLHO

1) Fique na mesma divisão que o cão, não o deixe sozinho
2) Certifique-se que o cão não tem como fugir do local onde se encontra
3)Feche as persianas e as cortinas para isolar o som e a luz
4) Ligue a televisão ou o rádio ou ponha um CD/DVD a tocar
5) Prepare um abrigo dentro de casa, uma espécie de toca, longe da janela, onde o cão se possa “abrigar”. Pode ser uma mesa coberta com uma toalha. Leve o cão até lá e dê-lhe um dos brinquedos para se distrair
6) Se a cama ou local de descanso do cão está junto da janela, coloque-a atrás de um sofá ou numa parte mais isolada da casa.
7) Se conhecer um cão sociável que não tenha medo de sons intensos, traga-o para junto do seu, para lhe dar confiança
8) Compre/Faça um novo brinquedo e dê-lhe pouco antes dos foguetes
9) Utilize brinquedos recheados com comida e dê-lhe pouco tempo antes
10) Não leve o cão a fazer necessidades enquanto durar o fogo-de-artifício. Antecipe o passeio para que o cão não faça necessidades devido ao medo.
11) Alimente o cão uma hora antes do fogo-de-artifício começar, para que esteja com sono na altura de soltar os foguetes.
12) Nunca leve o cão a um espectáculo de fogo-de-artifício, no caso, para o local onde está a bagunça, a festa de comemoração. Opte por deixá-lo em casa, preferencialmente, com alguém por companhia.

Fonte: Site Arca de Noé


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.