Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

domingo, 15 de novembro de 2009

Circos sem animais privilegiam a genuína arte circense



O blog Bichos de Companhia está de olho na votação do Projeto de Lei 7291/06, na forma de seu substitutivo, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira, 17. Começamos ontem, sábado, 14, uma série de três postagens abordando o assunto como forma de alertar o respeitável público que se encanta com a arte circense que valoriza a cultura e a capacidade do homem de compor espetáculos que exaltam qualidades e superam limites exclusivamente humanos.
Na postagem deste domingo, 15, salientamos os circos que não se utilizam de animais e destacam com muito brilho, charme e graça a arte feita pela capacidade humana de encantar sem ter por trás de cada exibição quaisquer tipo de crueldade para com os animais.
De acordo com informação na página da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), o uso de animais em circo já é proibido em seis estados brasileiros: Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Nos estados do Ceará e Santa Catarina há projetos em tramitação. Em Minas Gerais, apenas quatro municípios proibiram a utilização de animais nos espetáculos circenses: Juiz de Fora, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Santos Dumont. Em 50 cidades brasileiras, os circos com animais não podem se apresentar.
Pelo mundo, a Bolívia é o primeiro e único país da América Latina a proibir a apresentação de circos com o uso de animais. Na Áustria, Costa Rica, Croácia, Israel, Cingapura e Bulgária também estão absolutamente proibidos os circos com animais selvagens. Bélgica, República Tcheca, Estônia, França, Índia, Polônia, Espanha, Taiwan, Finlândia, Suécia e Dinamarca proibiram parcialmente a utilização de animais selvagens em circos que se apresentem em seus países.
A turma da Intrépida Trup e o Circo Popular do Brasil são exemplos de circo, segundo o site do Projeto Esperança Animal (PEA), de circos sem animais. Os espetáculos do famoso Cirque ui Soleil privilegiam a arte e a superação humana.

UF Cidade
MG Juiz de Fora, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Santos Dumont
MS Campo Grande
MT Tangará da Serra
PR Curitiba, Foz do Iguaçú, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais
RS Porto Alegre, Caxias do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria, São Leopoldo, Taquara, Gravataí e Rio do Sul
SC Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira, Balneário Camboriú, Chapecó e Laguna
SP São Paulo, Araraquara, Atibaia, Avaré, Batatais, Bauru, Bebedouro, Campinas, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Nova Odessa, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba, Taubaté, Ubatuba, Vinhedo, Diadema e Olímpia
Fonte: WSPA

Circos Sem Animais
Cia Clawnesca Cara Melada
Cia Pavanelli
Circo da Alegria
Circo Dança Teatro Intrépida Trup
Circo Girassol
Circo Mínimo
Circo Navegador
Circo Spacial
Circo Teatro Musical Furunfunfum
Circo Trapézio
Circo Vox
Circodélico
Cirque Ahbaui
Parlapatões, Patifes & Paspalhões
Sply
Up-Leon
Circo Popular do Brasil
Circo Gran Bartholo
Trupe Sapeka
Fonte: PEA

Um comentário:

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.