Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Veterinários e protetores juntos em protesto contra apoio do CRMV MG às vaquejadas

Veterinários e protetores juntos contra a postura de apoio do
CRMV-MG às vaquejadas
Veterinários sugerem tortura de animais nas vaquejadas

Médicos veterinários e ativista em defesas dos animais protestaram no começo desta noite, 07/11, contra a nota divulgada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) em que manifestam favoráveis à vaquejada. Com faixas e cartazes, o grupo alertava as pessoas sobre a posição contrária dos profissionais da área em relação ao apoio do CRMV-MG ao que chamaram de “maus-tratos” dos animais. O ato foi em frente à sede do conselho, na Rua Platina, no Prado, Oeste da capital.



Para o médico veterinário Gilson Dias, o posicionamento da nota do conselho não representa o pensamento da categoria, e é apenas “uma manifestação isolada do dirigente” da entidade. “A prática da vaquejada é contrária os princípios de nossa formação, que busca aliviar o sofrimento dos animais. Somos contrários a qualquer prática que subjuga um animal e lhe imponha maus-tratos”, aponta Dias. 

"Nós formamos em medicina veterinária pra salvar os animais e não torturá-los. Como o Conselho Regional de Medicina Veterinária emite esta nota apoiando vaquejadas sem consultar os associados?", ressaltou Marcela Ortiz, médica veterinária associada, que segurava um dos cartazes no protesto.

Para Adriana Araújo, coordenadora do Movimento Mineiro dos Direitos dos Animais (MMDA), a  decisão do STF só veio a reafirmar o que está previsto no artigo 225 da Constituição Federal e o que diz a Lei 9605/98, que trata como crime maus-tratos de animais. Segundo Adriana, o ato desta segunda-feira é apenas uma prévia da grande mobilização marcada para 27 de novembro em todo o país, denominada de “Crueldade nunca mais”, em apoio a decisão do STF.

Um abaixo-assinado com cerca de 500 assinaturas de médicos veterinários foi protocolado no CRMV. A nota, assinada pelo presidente do conselho, Nivaldo da Silva, é de 27 de outubro, e foi publicada no site da entidade 21 dias depois que o Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4983, considerando a vaquejada inconstitucional.



A visão do CRMV-MG sobre o protesto e a postura de defesa da vaquejada

“O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG), sente-se no dever institucional de manifestar-se sobre as vaquejadas e eventos semelhantes”, diz a nota do dirigente, que foi alvo de protesto. “O CRMV-MG posiciona-se favorável aos esportes equestres regulamentados e fiscalizados; praticados dentro das normas estabelecidas no Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar Animal em Competições Equestres publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; bem como as regras estabelecidas pelas Associações de Criadores de Equinos”, posiciona-se o comunicado.
Ainda, na publicação, o presidente do conselho diz solidário aos “mais 600 (seiscentos) mil trabalhadores do país envolvidos nos eventos em referência”. E convoca as autoridades federais competentes para a urgente regulamentação da matéria. 



“O CRMV-MG entende que é muito importante preservar as manifestações da cultura popular e é obrigação do poder público federal regulamentar as vaquejadas e outros eventos semelhantes por intermédio de norma que indique as medidas de proteção à saúde e à integridade física do público, dos técnicos, dos vaqueiros e dos animais”, finaliza. No conselho ninguém foi encontrado para falar do protesto.


Fonte: Jornal Estado de Minas
Com fotos do grupo MMDA - Movimento Mineiro dos Direitos Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.