Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

domingo, 4 de outubro de 2015

Outubro Rosa Pet: prevenção e castração






(No botão de play acima, você escuta o áudio do nosso PetCast rosa da semana. Lembramos que o áudio não pode ser ouvido via smartphones e tablets. Abaixo, você pode acompanhar o texto do áudio, se estiver no celular)

Nosso petcast da semana está todinho rosa. Outubro chegou e já está tudo rosa.  A chegada deste mês marca a campanha de prevenção nacional contra o câncer de mama que se estendeu também ao mundo pet. O outubro rosa pet é uma boa oportunidade para você levar sua mascotinha para fazer um check up com o seu veterinário de confiança. Mas você, tutor, também pode ficar de olho no comportamento da sua cadelinha ou da sua gatinha.
Observar o tamanho, o formato e a presença de carocinhos nas mamas e procurar ajuda médica o quanto antes.

Pepê, a nossa editora-assistente:
já retirou duas mamas. Está super bem
e saudável agora. Aí na foto,
com o macacão pós-operatório.
Entre a retirada da primeira e da segunda
mama se passaram cerca de quatro anos.

O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais frequente nas cadelas a partir dos quatro anos idade, independentemente da raça. E é mais normal que podemos imaginar que os tumores mamários de cadelas e gatas apresentem um comportamento maligno. O método de tratamento do câncer de mama normalmente empregado pela grande maioria dos veterinários é a cirurgia para retirada do nódulo ou a mama afetada. A quimioterapia é reservada para os casos mais complicados e que não podem ser resolvidos cirurgicamente.

Após realizado o diagnóstico de tumor de mama, deve-se investigar se há evidência de metástases em outros órgãos, principalmente nos pulmões.  Essa investigação é feita por meio de radiografias do tórax, ultrassonografia abdominal ou ainda por tomografia computadorizada.

A melhor forma de prevenção é a castração das gatas e cadelas. E nem precisa esperar o primeiro cio, e muito menos primeira cria,  para fazer a cirurgia e proteger sua mascote. A partir dos seis meses de idade, as castrações já podem ser realizadas com total sucesso. Não dê anticoncepcional a elas.O medicamento pode antecipar e provocar a incidência do câncer de mama. Castre a sua cadela ou a sua gata. É a maior prova de amor que você pode oferecer a sua pet de companhia.

E o nosso petcast da semana fica por aqui. Até o próximo.


Mais informações sobre o tema, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.