Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

sábado, 26 de março de 2011

Dicas para aproveitar a cãominhada, mantendo o cão sob controle e feliz



Neste domingo, 27, tem cãominhada na praça JK, no bairro Sion, região Sul de Belo Horizonte. É a oportunidade de levantar mais cedo, dar uma volta na praça e levar o seu cachorro para passear. Uma prática saudável para os donos e uma diversão para o cão.
O encantador de cães, César Millan, apresentador de TV, defende que um cão equilibrado e feliz precisa de exercício, disciplina e afeto. E reforça que a receita é seguir exatamente esta ordem (é claro que o dono não pode esquecer de algumas coisas básicas como alimentá-lo, medicá-lo, vaciná-lo, enfim, propiciar cuidados necessários à sua saúde). A cãominhada é uma excelente forma de propiciar que seu cachorro faça exercício, abrindo uma rotina diária de passeios com seu melhor amigo. Você e ele só têm a ganhar.

Enxergando o mundo pelo olfato O passeio para o cachorro também é a oportunidade de ele se socializar, interagir com outros cães e humanos, moldando seu comportamento e contribuindo para torná-lo mais equilibrado, obediente e feliz. Além disso, é durante o passeio que o cão vai exercitar seu olfato. Já está provado cientificamente que um cachorro “enxerga” primeiramente o mundo a partir desse sentido, “descobrindo” o mundo a partir dos cheiros. Vale, inclusive, deixá-lo cheirar outros cachorros. E dez entre dez adestradores concordam que depois de um passeio, com o cão relaxado e alegremente cansado é muito mais fácil fazer com que ele aprenda e obedeça aos comandos do dono.


Brinque com seu cão antes de sair para o passeio: dê uma canseira nele - é mais fácil controlar o cachorro.

Canse seu cachorro antes de sair Mas, garantir que o passeio transcorra sem problemas exige que os donos de cachorro tomem alguns cuidados e aprendam algumas dicas que podem tornar a experiência muito mais interessante para ambas as partes. O adestrador de cães Guilhermo Coelho diz que o principal erro que os donos cometem é excitar o cachorro antes da cãominhada, mostrando a guia de passear e chamando-o insistentemente para o passeio. O resultado é que o cão vai começar a pular e correr como um louco e vai ser difícil contê-lo durante a cãominhada.
A dica de Guilhermo Coelho para conter essa excitação toda é dar uma canseira nele antes de saírem para passear, tornando-o menos agitado. Já com a coleira no pescoço do cachorro, chame o cão para brincar, correr, jogar bolinha. O importante é cansá-lo. Dependendo do nível de agitação essa brincadeira deve durar, pelo menos, uns 30 minutos. Isso, ressalta o adestrador de cães, vai contribuir, inclusive, para fortalecer a amizade entre vocês.

Hidratação sempre Cachorro mais calmo é hora de sair para passear. Antes, porém, ofereça água para ele se refrescar, afinal, brincou muito com você e deve estar com sede. Lembre-se de que na hora de sair quem sai primeiro é você. E durante todo o passeio o cão deve ser mantido preferencialmente ao seu lado ou atrás de você, nunca na frente como se estivesse lhe puxando. Mantenha-o sempre na coleira, segurando com firmeza e assertividade. Isso não quer dizer apertar a coleira. Não é para machucá-lo, é para mantê-lo sob controle. Essa é uma postura fundamental para a segurança do animal, evitando fugas, atropelamentos e brigas com outro animal, e essencial para mantê-lo em estado calmo e obediente.
Durante e após o passeio sempre ofereça água, água de coco. O importante é manter o cão, e você também, sempre hidratado. Portanto, leve garrafinhas de água pra vocês dois. Para o cachorro, inclusive, há no mercado um modelo de garrafinha que vem acoplada a uma vasilhinha para ele beber a água que é muito fácil de carregar.




Limpe a sujeira Durante o passeio também procure sempre limpar a sujeira que seu cachorro fez. Leve sempre sacolinhas plásticas amarradas no pulso ou no bolso para recolher o cocô. Isso é uma questão de educação e cidadania.

Não deixe seu cão puxar a caminhada Se durante o passeio seu cão começar a puxar, puxe levemente a guia e siga para o lado contrário. Sempre que ele puxar para um lado, siga para o outro. “Você está mostrando ao seu cão que puxar não vai levá-lo aonde ele quer. Toda vez que ele puxa querendo ir para a direita, você vira para a esquerda e vice-versa. Com o tempo ele vai aprender que caminhar ao seu lado sem puxar é o que vai fazer todos felizes”, ensina o adestrador. E, lembre-se de elogiar seu cachorro se ele se mantiver caminhando ao seu lado ou atrás de você, sob controle. Vale até oferecer um petisco.
São dicas e truques simples que vão fazer você perceber que passear com seu cachorro pode lhe render agradáveis sensações e, de quebra, saudáveis para os dois. Boa cãominhada!

Recapitulando - Para passear com o cachorro:

1) Mantenha-o sempre de coleira e na guia. Evite fugas, brigas e atropelamentos;
2) Não saia para passear com seu cachorro em horários de sol muito quente. E, principalmente, no verão evite roupas e acessórios que podem causar desconfortos para o animal;
3) Leve água para manter o cão sempre hidratado;
4) Leve sacolinha plástica para recolher o cocô;
5) Não deixe que o cão conduza a caminhada e puxe você. Puxe levemente a guia e o leve para o lado contrário ao que ele quer;
6) Não excite seu cachorro antes de sair, mostrando-lhe a coleira de passear e chamando-o insistentemente;
7) Mantenha-o calmo, de coleira no pescoço, brinque de bolinha com ele, faça-o correr. Dê uma canseira no cachorro antes de sair para caminhar na rua.

2 comentários:

  1. Ola, eu me chamo Isadora, e gostaria de reclamar sobre a caominhada, pois eu não fiquei sabendo do dia que seria realizado o programa e que na prossima ves vocês organizaçem melhor,OK!!!

    ResponderExcluir
  2. Isadora, deve estar havendo algum problema de interpretação ou comunicação. A 1a cãominhada foi extremamente divulgada e já ocorreu no primeiro semestre deste ano em BH. Estamos organizando agora a 2a cãominhada, conforme vc pode acompanhar neste blog, e será dia 23/10. Esperamos vc lá! Um abraço.

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.