Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Entenda por que a castração é essencial para seu pet


Encontramos uma matéria muito bacana no site espanhol Mascoteros (palavra que vem de mascote, de bichos de companhia, de estimação)  que pretende mostrar o quão importante é castrar o seu pet. Um guardião responsável e que realmente gosta de bicho de companhia não pode deixar de castrar o seu mascotinho ou mascotinha. Leia e aprenda.

Os sintomas de uma gata no cio podem fazer perder um pouquinho a paciência até aquele guardião mais amoroso. E  também podem acarretar graves problemas de saúde à gatinha. Por tudo isso, a castração de um animal de estimação é recomendada antes mesmo do primeiro cio.

Gatos tornam-se maduros sexualmente muito rápido, normalmente por volta dos seis meses de idade, embora alguns possam começar aos quatro meses de  nascidos e outros em 10-12 meses, dependendo das condições em que o animal é criado. 




A alimentação também tem influência no início do cio. Gatinha desnutridas, em geral, vão amadurecer sexualmente mais tarde por estarem abaixo do peso. As temperaturas mais altas, sob calor intenso, também influenciam o cio e contribuem para que a felina experimente a fase do cio mais à flor da pele. 

Uma gatinha doméstica pode ter mais períodos de cio que uma criada livremente na rua, exatamente em função das condições descritas anteriormente: alimentação precária, condições de temperatura residencial mais propícia. Também a proximidade de um gato macho, na vizinhança ou em casa, vai acelerar o primeiro cio da sua gatinha. 




COMO IDENTIFICAR 

Ao contrário das cadelas, as gatas no cio não sangram. Assim, a atenção do guardião responsável terá que se voltar para o comportamento do animal:


  • É provável que se torne extremamente carinhoso, sempre se esfregando em você, em outros animais em casa, ou até mesmo nos móveis. 


  • Um carinho sobre a cabecinha dela pode levá-la, instintivamente, a assumir uma posição de acasalamento, com a cabeça para baixo e parte traseira levantada. 
  • Ela vai miar mais, e fazer vocalizações anormalmente altas para atrair a atenção de um gato macho.
  • Pode marcar o seu território com cheiro de urina para atrair o gato. 


  • Pode demonstrar mais inquietação.
  • Perda  total de apetite no período.


  • Em alguns casos, a gata pode lamber seus órgãos sexuais que, por sua vez, também poderão estar mais inchados.
  • Ela pode tentar fugir de casa, em seus esforços para encontrar um parceiro. Isso pode levá-la a arranhar as janelas ou correr para fora da porta quando se abre. 

DURAÇÃO 

Há duas fases: a mais intensa, marcada pelos miados mais altos e atitudes mais carinhosas junto ao guardião, pode durar de 1 a 3 dias. Depois disso, vai se abrandando, a depender da presença de gatos machos por perto.  

Se a sua gatinha passar pelo período de cio sem ficar prenha, dentro de três meses passará por todos esses sintomas novamente. Portanto, mais um motivo para você procurar um veterinário para castrá-la e deixá-la livre de sintomas tão incômodos.

A OVULAÇÃO

No que diz respeito à ovulação da gatinha, é muito importante lembrar que esta é induzida, isto é, ocorre apenas se a fêmea tiver sido montada por um macho. 
Esta é outra grande diferença de gatas em relação às cadelas, que não possuem a ovulação, sem menstruação. 

Uma curiosidade: uma gata pode ser montada em um mesmo cio, por vários machos, o que pode gerar ninhadas heterogêneas.  




SER RESPONSÁVEL 

Quando os gatos estão no cio e vivem em espaços abertos é muito difícil impedir o acasalamento. Então, se você não quer que sua gata fique grávida, é muito importante esterilizá-la (castrá-la), evitando, assim, os sintomas incômodos para o animal e para os guardiães, problemas de saúde da gatinha e, principalmente, crias indesejadas e maus-tratos. 

Fonte: Site espanhol Mascoteros.
Tradução: Bichos de Companhia.
Fotos: reprodução Livro Ilustrado Love Pets, Editora Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.