Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Outubro Rosa: proteja sua mascotinha contra o câncer de mama



A campanha Outubro Rosa, que busca a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ganhou o mundo e, claro, que o Bichos de Companhia não poderia ficar de fora, alertando as mamães de cachorros e demais pets para, literalmente, se tocarem e também ficarem cientes de que suas mascotinhas podem desenvolver o câncer nas mamas e merecem o acompanhamento veterinário.

Pelo mundo afora, a campanha Touch Myself (Se toque) chama atenção para o diagnóstico precoce. Encontramos algumas informações importantes que você precisa saber e fazer como forma de proteger a sua cadelinha ou gatinha de desenvolver o câncer nas mamas.


1 – Sabia que o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais frequente nas cadelas? Quando comparado com a mulher, a ocorrência em cadelas chega a ser quatro vezes maior. Essa neoplasia é muito comum a partir de quatro anos de idade, independentemente da raça.
2 – Frequentemente os tumores mamários de cadelas e gatas tem comportamento maligno, e chegam a apresentar taxas de malignidade superiores a 50%. A dimensão dos tumores é um fator importante para o prognóstico. Tumores pequenos e de crescimento lento são, de forma geral, de menor agressividade e apresentam um melhor prognóstico, mas nem por isso devem ser negligenciados.
3 – O tratamento da grande maioria dos casos de tumores mamários envolve cirurgia. A depender do caso, pode ser necessária ainda a realização de outros tratamentos complementares, como quimioterapia, uso de antiinflamatórios e analgésicos.
4 – Após realizado o diagnóstico de tumor de mama, deve-se investigar se há evidência de metástases em outros órgãos. Essa investigação é feita por meio de radiografias do tórax, ultrassonografia abdominal ou ainda por tomografia computadorizada.
5 – Por serem potencialmente malignos é importante a identificação do tipo/subtipo do tumor de mama e estabelecer se há comprometimento dos gânglios linfáticos regionais. Esse estadiamento é feito através da biopsia, e é de fundamental importância para o oncologista veterinário avaliar e escolher a melhor conduta terapêutica para o caso.
6 – Os tumores de mama em felinos são menos frequentes do que nas cadelas, porém, apresentam uma maior taxa de malignidade e de agressividade. Caso você identifique nódulos mamários ou feridas em sua gata, procure logo um oncologista veterinário. O diagnóstico e tratamento precoce melhoram as possibilidades de sucesso no tratamento.
7 – A castração de cadelas e gatas é a melhor forma de prevenção do câncer de mama. Essa conduta pode diminuir as possibilidades de desenvolvimento dos tumores mamários a números próximos a zero, principalmente quando realizada precocemente
Fonte: SEMEVE – Serviço Médico Veterinário (http://www.semeve.com.br/campanha-outubro-rosa)
Cuide! Trate! Jamais abandone! Não faça o que não gostaria que fizessem com você ou a um filho! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.