Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Guarda Responsável, por Michelle Gerbase *


A alagoana Michelle Gerbase, uma das ganhadoras do concurso Guarda Responsável, ao lado de suas "filhas" adotivas: as poodles Belinha e Sashinha e a gatinha Melzinha. Muito fofas e sortudas por terem uma dona responsável (Foto de arquivo pessoal, enviada ao blog)

* A partir de hoje, o blog Bichos de Companhia vai postar em destaque os três textos escolhidos, vencedores do Concurso Cultural Guarda Responsável: Faça a sua parte e contribua para torná-la realidade! Na estréia, o texto da Michelle Gerbase, de Alagoas, Maceió.
Em seu texto, Michelle fala sobre um caso clássico de abandono em virtude de mudança de casa, fruto da falta de planejamento no ato da aquisição de um animal de companhia e princípio básico da Guarda Responsável.



"Não raras são as vezes que saimos para um passeio a pé e vemos algum animalzinho abandonado,faça chuva ou sol,famintos ,maltratados,doentes,cenas de cortar o coração. Eu tenho uma gatinha que retirei das ruas,ainda filhotinha, tenho a guarda responsável dela e de mais duas cadelinhas,sendo que uma das cadelinhas foi abandonada por minha ex-vizinha no momento de sua mudança de residência.

Para mim, guarda responsável é você ter deveres para com os bichinhos, dever de alimentá-los bem, amá-los, protegê-los,cuidar de sua saúde,castrá-los e nunca, jamais, em hipótese alguma, abandoná-los, não importando o que aconteça. Pessoas irresponsáveis costumam abandonar seus animais desumanamente quando esses apresentam alguma doença de tratamento complicado ou caro, quando seus bichinhos sofrem algum acidente implicando em mutilações ou má aparência ou, até mesmo, quando os bichinhos envelhecem. É exatamente nesses momentos que a guarda responsável exige do dono do animal um mínimo de amor e respeito pela vida de seu amigo de quatro patas, que sempre foi fiel e companheiro, não importando as circunstâncias. Infelizmente, não vemos muito essa postura acontecer e, sim, o que vemos é o aumento do número de casos de abandono e maus-tratos pelas ruas.

Quer adotar um bichinho? Que maravilha! Não será muito diferente do que a adoção de uma criança,pois as responsabilidades e prazeres são os mesmos. Adote-o consciente de que eles irão lhe amar o tempo inteiro, sem falsidades, sem truculências e, o mínimo, que você terá que fazer é zelar por seu bem-estar, não importando o que possa vir a acontecer com sua vida e a vida do seu amiguinho.

Guarda responsável só tem quem deseja um bichinho para amar e ser amado e não como mais um capricho, como um objeto qualquer, descartável a qualquer momento. Guarda responsável é amor, é respeito pela vida!"



Arte do concurso que ressalta a necessidade de passeios regulares como fonte de exercício e lazer de cães ao lado de seus donos responsáveis. Passeios e exercícios são princípios básicos da Guarda Responsável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.