Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

terça-feira, 24 de maio de 2011

Entra em vigor lei que regulamenta trânsito de carroças em Belo Horizonte


Este cavalo pode ser visto circulando todos os dias pela avenida do Contorno e ruas do bairro Floresta no início da manhã e horário do almoço

Finalmente, o trânsito de carroças em Belo Horizonte foi regulamentado. Trata-se de uma importante conquista de ativistas e protetores de animais que realmente se comprometeram, foram à luta, não se acomodaram e conseguiram tornar um projeto em realidade, melhor, em lei: a lei municipal n. 10.119/2011 que entra em vigor nesta quarta-feira,25.

Agora, cavalos e carroças que circulam pela cidade devem estar de acordo com os dispositivos da lei que estabelece condutas que abrangem desde a obediência à sinalização de trânsito, incluindo o uso de equipamentos, cuidados referentes à saúde do cavalo, alimentação, jornada de trabalho e descanso do animal. À população cabe o importante papel de denunciar, com respaldo na lei, casos de maus-tratos e descumprimento da legislação em vigor.

É um absurdo como carroceiros da cidade vinham tratando seus animais, que justificavam ser seus instrumentos de trabalho e ganha-pão. Como tratar um instrumento de trabalho com tanta negligência? É até questão de ignorância pura, pois um animal fraco, debilitado, machucado sequer vai render e representar produtividade.

Mas, agora, com a regulamentação a grande expectativa é de que essa realidade de tortura desses cavalos que cumprem jornadas ininterruptas, massacrantes, e, muitas vezes, sob maus-tratos e falta de cuidados veterinários, chegue ao fim. Depende de cada um de nós atentarmos para o cumprimento da legislação. Os protetores e ativistas, que já fizeram sua parte, continuarão de olho e contam com a população de Belo Horizonte.

Abaixo, links para vídeos bastante esclarecedores sobre a realidade de tortura dos cavalos que puxam carroças nas cidades.

Clique aqui para assistir ao vídeo "O início do fim das carroças em Belo Horizonte"

Clique aqui para assistir ao vídeo "Vida de cavalo"


Enquanto isso em Nova York ....


Ativista com cartaz que diz: Vergonha de Nova York: cavalos trabalhando em pleno trânsito da Times Square


Nesta foto, o BICHOS DE COMPANHIA também testemunha o trabalho do animal em pleno trânsito confuso da Times Square - depois de ter cumprido jornada de trabalho em volta do Central Park

Em plena Big Apple, Nova York, a capital do mundo, os cavalos também sofrem com jornadas de trabalho exaustivas, circulando pelo trânsito caótico da cidade. Eles circulam levando e trazendo turistas pelo Central Park, puxando carroças ricamente ornamentadas.





Verdade seja dita, os animais, que também estão enfeitados, são lindos e à primeira vista bastante bem-tratados. Quem passa pelo local pode vê-los, inclusive, se alimentando. Os cavalos, porém, ficam ali durante todo o dia e, se não bastasse, à noite seguem para a mais movimentada ainda Times Square, onde também circulam com turistas em meio ao tráfego noturno. Não param.





Toda essa situação foi o que moveu um grupo de ativistas nova iorquinos, que no dia 30de abril deste ano, promoveu manifestação em frente ao Central Park (esquina com
5ª Avenida). Munidos de cartazes e fotos eles mostravam aos passantes,turistas e moradores a realidade dos cavalos, a que chamaram de "Vergonha de Nova York".
Uma das fotos dos cartazes mostrava um cavalo que só parou de trabalhar em decorrência de um ataque cardíaco provocado pelo trabalho exaustivo e ininterrupto em meio ao tráfego da Big Apple.
Coincidentemente o BICHOS DE COMPANHIA estava lá em Nova York neste dia e gravou tudo. Assistam ao vídeo e conheçam a realidade dos cavalos da capital do mundo.
(o vídeo está com problemas e não estamos conseguindo postá-lo. Para não perdermos o momento da matéria, publicamos sem o vídeo e tão logo consigamos resolver o problema, postamos o vídeo. Agradecemos pela compreensão e contamos com sua visita e divulgação).

2 comentários:

  1. "Nós, ativistas pelos Direitos Animais, onde quer que estejamos, e conscientes da senciência dos animais não-humanos não podemos fechar nossos olhos nem calar nossa consciência inquieta por defender os que não têm como fazê-lo. Temos obrigação de agir, lembrando que somos providos de racionalidade. Essa, que torna-se arrogante, ao ser usada para beneficiar a nossa espécie e ao considerar que as outras espécies existem somente para nos atender. Infelizmente, o que vemos ao nosso redor, é o uso dessa racionalidade de forma irresponsável, usando, torturando, aprisionando os outros animais que têm o mesmo direito à vida e de estar neste Planeta. A racionalidade humana é um bem precioso, que nos traz a responsabilidade maior de usar a inteligência para beneficiar tudo e todos, e não para destruir tudo e todos, incluindo a nossa própria espécie."
    Movimento Mineiro pelos Direitos Animais "Liberdade aos Animais, ainda que tardia !"

    ResponderExcluir
  2. Olá Nádia, ótimo sua matéria. Estive tb em Nova York e presenciei o trabalho dos cavalos.
    Quando eu e Adriana Cristina estivemos no Pantanal e presenciamos a crueldade como são tratados os animais, Adriana escreveu o desabafo que postei, acima que se enquadra em toda situação de maustratos.
    Abraços. Graça Leal

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.