Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

domingo, 30 de janeiro de 2011

Dicas para refrescar seu animal de estimação no calor


Dias de verão são excelentes para uma caminhada matinal no parque municipal: não é Mila e Pepê?

As chuvas em abundância dão um tempo e cedem lugar às esparsas, em algumas regiões e dias, para refrescar o calor escaldante de verão. E bota calor nisso. O sol forte traz consigo as altas temperaturas. No domingo, 30, em Belo Horizonte os termômetros registraram 29 graus à sombra e 41 sob a radiação direta da tarde. Assim como os donos, os cães também sofrem sob esse calorão. Aliás, sentir calor não é uma prerrogativa exclusiva de cães e humanos, mas outros animais também podem sofrer os efeitos da hipertermia, quando ocorre a absorção de uma quantidade maior de calor do que são capazes de perder. Para driblar essa sensação, os especialistas apresentam algumas sugestões que geram alívio para seu bichinho de estimação.

O mercado pet já oferece, inclusive, sorvete para cachorro, a base de leite em pó integral. São potes de 200 mililitros, nos sabores creme, menta, morango, chocolate e bacon. O produto é contraindicado para cães diabéticos ou que tenham intolerância à lactose. Em Belo Horizonte, teve degustação nas lojas Dog’s Shop. Mas, lamentavelmente, a rede não eatá comercializando o produto. A boa notícia é que os donos interessados podem acessar a página das fornecedoras do produto, duas veterinárias que lançaram o ice pet (sorvete para cachorro): www.icepet.com.br . Lá é possível consultar outros pontos de venda.


Jane, lembra ou não lembra a nossa eterna Mina-Nina?



Em situações graves, quando a temperatura corporal do cão, por exemplo, se aproxima dos 42 graus, o quadro pode levar o animal à morte. Ao contrário dos humanos, os cães não trocam calor pela pele, mas sim por meio da respiração e do coxim, aquela almofadinha sob a pata. Isso somente já é um impedimento ao passeio sob o sol escaldante.
Veterinários alertam para o aumento do risco quando se trata de cão idoso, filhote, obeso ou de focinho curto, a exemplo de raças como boxer, buldogue, pug e lhasa apso. A explicação é que esses cães têm mais dificuldade em manter o equilíbrio térmico.



Então, siga alguns cuidados para curtir o verão com seu amigo de quatro patas sem deixá-lo com a respiração ofegante, apático, com hipersalivação e desorientado pelo calor intenso.


Uma águinha geladinha e fresquinha para reanimar a Mila depois da caminhada

Espalhe bebedouros pela casa – ofereça água à vontade, mantendo as vasilhas na sombra. Monitore com freqüência se a água não está acabando e reponha. Dicas bacanas: pode até colocar algumas pedrinhas de gelo para manter o líquido mais refrescante por mais tempo. Já existem no mercado bebedouros abastecidos automaticamente por galões de até 19 litros de água.


Pepê também se refresca com uma água geladinha

Evite passeios em horários de sol forte - as caminhadas e os exercícios físicos com os cães devem ser evitados entre 10 e 16 horas. Se for necessário passear nesses horários, mude o trajeto, prefira locais com grama ao invés de asfalto. O piso quente, além de queimar o coxim, prejudica a troca de calor (lembra que é pelo coxim que o cão troca calor?)

Passe filtro solar nas áreas desprotegidas – O uso de filtros solares veterinários com fator de proteção de no mínimo 15 é recomendado por especialistas para os cachorros de pelagem branca. Raças como pit bull, bull terrier e boxer tem predisposição a câncer de pele. A recomendação é para que os animais NÃO sejam expostos ao sol forte e se saírem para caminhar nesses dias de calor intenso é preciso espalhar protetor em áreas como focinho, abdômen, orelhas (cuidado para não jogar o produto dentro do ouvido) e contorno dos olhos.


Nada como um bom banho para aliviar o calor depois da caminhada

Aumente a freqüência mensal dos banhos – O animal pode e deve tomar mais banhos do que o habitual nesses dias mais quentes. Se der banho em casa, prefira água morna (quase fria) e xampus próprios para o tipo de pêlo do cachorro. Apesar do calor, o secador é indispensável para evitar a propagação de fungos e bactérias. Use o secador numa temperatura média e a uma distância de 30 centímetros dos pêlos. A tosa higiênica (retirada de pêlos do ânus, órgãos genitais e ouvidos) é fundamental, sobretudo nessa época. A retirada de pêlos do abdômen é uma dica para melhorar o conforto térmico.


Kika (in memorian) no banho com águinha morna

Nunca deixe o cão dentro do carro – Especialistas alertam para que em hipótese alguma deixe seu animal de estimação dentro de um veículo estacionado. De acordo com um estudo norte-americano, em um dia típico de verão, a temperatura no interior do automóvel salta de 35,5 para 46 graus em apenas 10 minutos, extremo que pode ser fatal para o cachorro. Segundo o levantamento, deixar o vidro aberto não resolve o problema do superaquecimento. Durante as viagens e passeios de carro, mantenha o veículo bastante ventilado para transportar o animal. A dica é levar bebedouros portáveis ou garrafinhas e vasilhinhas para o cão beber água.

Outra dicas:
Quem tem condições pode colocar uma piscina no quintal para os cachorros aliviarem o calor. Nos Estados Unidos é possível encontrar modelos próprios para cães. No Brasil, onde isso ainda é um hábito pouco difundido, a solução é improvisar com modelos de plástico rígido. Atenção: se seu cão tem o costume de nadar enquanto você ou outra pessoa não esteja por perto, instale algum coisa nas bordas para facilitar a saída do cachorro da piscina para evitar que ele se afogue após as tentativas frustradas de sair da água. Depois da piscina, a recomendação é que seja dado um banho com xampu próprio para pets para evitar alergias e dermatites devido à umidade.

Picolézinho feito em casa: uma dica legal que o BICHOS DE COMPANHIA viu em algum site, que não me recordo agora, é o caldinho de galinha em cubos de gelo. Basta preparar o caldinho de galinha da forma tradicional, com pouco tempero (quase nenhum), e colocar nas forminhas de gelo. Não vale dissolver o caldo de galinha industrial porque ele pode fazer mal por ser muito condimentado.

Fonte: Revista Veja, edição 2199, 12 de janeiro de 2011.

Esta postagem eu dedido ao Buteco, que graças à dedicação incondicional de sua dona, a minha amiga Ju, está curado de um tipo de câncer. Foi a Ju, inclusive, quem já havia sugerido que fizéssemos uma matéria sobre dicas para aliviar o calor dos cães.

4 comentários:

  1. Bichos de Companhia completa 06 anos hoje, dia 31, e agradece o seu apoio e suas visitas. BICHOS DE COMPANHIA 2011 - ANO VI. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. ola eu ajudo meu cachorrinho a se refrescar dando pedrinhas de gelo para ale assim ele alivia bem mas o calor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totó está ofegante depois de uma brincadeira no sol? Não há problema em jogar uns dois cubos de gelo em sua água para esfriar enquanto você mantém um olhar atento sobre ele para ter certeza de que ele não vai engolir o gelo. Se ele está superaquecido, engolir a água gelada pode ser um choque para o sistema. Claro que, se ele é o tipo de cão que tem excesso de cuidado com tudo, inclusive comer e beber, então ele pode não ser um bom candidato para a água gelada. Embora a prática geral de dar água gelada para um cão não seja prejudicial, tudo depende do cão específico. O que funciona para um cão nem sempre pode funcionar para o seu.

      Excluir
  3. Valeu, Vic L Rodrigues! Agradecemos a visita e as dicas.

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.