Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

terça-feira, 31 de março de 2015

Páscoa é vida e animal não é brinquedo

O abandono de coelhos vivos é uma triste realidade
após a Páscoa que celebra a vida

A Páscoa está chegando. Além do significado religioso (e mais importante!) da ressurreição e da renovação, a cultura comercial também popularizou a figura do Coelhinho da Páscoa e dos ovos de chocolate. No imaginário e na crença popular, a figura do Coelho traz a ideia da fertilidade como símbolo dessa renovação e os ovos são também a materialização disso. Ainda que coelhos não botem ovos, os dois estão intimamente relacionados na Páscoa. 

Aposte nos adesivos de patinhas de coelho
para criar um clima divertido em sua casa
e sem crueldade

Para as crianças - e quando éramos crianças - a brincadeira de caça aos ovos de chocolate é lúdica e divertida. Porém, essa brincadeira deve parar aí, no lúdico. Falamos assim, pois nessa época do ano muitos pais, de maneira irresponsável e por impulso, correm atrás de coelhos de verdade para comprar e justificam essa atitude pelo desejo de seus filhos de terem um coelhinho. 

Pais, por favor, um coelhinho de verdade não vai tornar a brincadeira mais divertida. O que fará isso será a sua criatividade, o seu amor em esconder os ovinhos de chocolate e em ensinar ao seu filho o respeito à vida - e a data é bem propícia para tais ensinamentos,  uma vez que é justamente a VIDA, a ressurreição de Cristo, que estamos comemorando. 

Vários coelhinhos coloridos recortados e para
colorir é muito mais lúdico que os ônus gerados por
um coelho de verdade, como prejuízos na casa e
custos veterinários

Os estabelecimentos comerciais de proprietários de caráter duvidoso, afoitos pelo lucro fácil, a despeito da vida, abarrotam coelhos em gaiolas minúsculas, sem higiene, fétidas e fazem pechinchas para atrair esses pais desavisados. 

Passada as comemorações de Páscoa, outra estatística, em consequência da compra por impulso de coelhinhos vivos, mancha de tristeza uma data que deveria ser só alegria. 80% dos coelhos comprados na Páscoa são abandonados. Poucos têm a chance de ser resgatados por abrigos ou protetores independentes, o restante morre atropelado, são vítimas de maus-tratos ou morrem à míngua, e aos poucos, de fome e de sede por não saberem sobreviver sozinhos nas cidades. 

Os saborosos ovos de chocolate são muito mais gostosos
sem crueldade e abandono

Reflita, pense muito antes de colocar uma vida em sacrifício para satisfazer um capricho. Lembre-se do seu sofá que pode ser cavado pelo bichinho (sim, porque é da natureza dele cavar buracos e o lugar mais fofo que ele vai encontrar em sua casa de cidade é o sofá), do xixi, que ao contrário dos cães e gatos, tem poucas chances de ser condicionado aos lugares permitidos, dos custos altos com veterinário em contrapartida à bagatela que os comerciantes inescrupulosos cobraram pela vida do coelho vivo. Animal vivo não é brinquedo. É vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.