Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cães são enterrados vivos em São José da Barra

DENÚNCIA GRAVE


Vista de praça e rua do centro da cidade

O BICHOS DE COMPANHIA recebeu uma denúncia muito grave. Uma protetora da cidade de São José da Barra, no sul de Minas, a 265 Km de Belo Horizonte, enviou e-mal à rede de proteção da capital mineira denunciando essa atrocidade. Segundo a protetora, os cães recolhidos pela “carrocinha” do município são simplesmente jogados vivos em valas e cobertos por cimento.

Antes, porém, de acordo com a denúncia, permanecem por dias sem água e sem comida nos canis da prefeitura municipal. A protetora, juntamente com outras duas amigas, estavam levando comida e água para os cães, mas foram proibidas de entrar no canil por ordem do advogado responsável pelo Centro de Controle de Zonoses da cidade.

Cadelas com filhotes amamentando, cães idosos, cães em estado grave de desnutrição, cães saudáveis, enfim, todos são deixados dias sem alimento. “Depois são jogados, sem nenhuma piedade, em valas e enterrados vivos. Os cães gritam desesperadamente tentando sair, enquanto terra e cimento são jogados por cima”, denuncia.
O BICHOS DE COMPANHIA enviou e-mail à Ouvidoria da Prefeitura Municipal de São José da Barra para saber se a denúncia procede e como é o manejo dos animais resgatados das ruas da cidade. Estamos aguardando a resposta.


Vista do prédio da prefeitura municipal


NOTA DO BLOG
O BICHOS DE COMPANHIA tem compromisso com verdade e com os animais. Ainda não sabemos ao certo de onde partiu a notícia. Só sabemos que a pessoa se identificou como protetora. Protetoras de BH de mobilizaram para tentar apurar a veracidade dos fatos. O BICHOS DE COMPANHIA buscou contato direto com a fonte, a prefeitura municipal através da Ouvidoria Municipal. Até hoje, 18/02, não obtivemos nenhuma resposta. Nem mesmo desmentindo ou esclarecendo sobre o manejo de animais errantes recolhidos das ruas. Poderíamos atribuir a frase "quem cala consente?" ao silêncio sepulcral da prefeitura ou seria um caso de abuso de poder por se julgarem acima de qualquer denúncia ou suspeita. Quem não deve, não teme e responde a quem quer que seja. Este blog torce muito para que toda essa história não passe de um grande boato por causa dos animais, das vidas envolvidas nessa atrocidade. Por outro lado, sabemos que essa prática pode bem estar acontecendo mesmo, sobretudo em locais que não têm aterro sanitário, que não têm planejamento de descarte de lixo comum e hospitalar, situação comum a muitas prefeituras de cidades interioranas pelo país. Em Belo Horizonte mesmo nos idos tempos de horror da famigerada câmara de gás, que perdurou por mais de três décadas, essa situação acontecia com frequência. Prefeitura de São José da Barra aguardamos ansiosos por sua quebra de silêncio. Obrigada.


Clique aqui para acessar a página da prefeitura de São José da Barra na internet. Mande o seu recado, mas em alto nível, sem apelações toscas porque nós que amamos e respeitamos os animais não precisamos descer o nível para gritar pelos animais. Eles precisam que estejamos fortes e cada vez mais unidos para que consigamos evitar que atrocidades como essas continuem a acontecer.


HISTÓRIA DA CIDADE

Também é conhecida pelo apelido de Nova Barra, pois antigamente ficava a beira do rio Grande, ou seja na Barra do rio Grande com o Rio Sapucai. Com a chegada da Usina Hidrelétrica de Furnas, esta cidade foi coberta pelas águas do lago de Furnas e teve de ser mudada de local.
Foi uma cidade planejada em forma de violão. Na mudança da cidade muitas pessoas se mudaram para Nova Cidade Nova Barra, e ao chegar nesta nova cidade todos ficaram meio depressivos, pois tiveram de largar suas casas e terras e vendê-las por preços muito baixos pois a água iria cobri-las. As casas não tinham banheiros, só uma privada no fundo da horta, não tinham asfalto nem saneamento básico, a eletricidade da cidade era de um motor a diesel. Por ironia a 3 km dali havia uma usina hidrelétrica funcionando e em seu acampamento havia hospital, clube, cinema e saneamento básico. Hoje São José da Barra cresceu e se tornou cidade.

CARACTERÍSTICAS

A economia da cidade é baseada na produção de energia elétrica de Furnas, produção de milho, café, pimenta, criação de gado, produção de frangos e suínos e no turismo ainda nascendo pelo Lago de Furnas.


LOCALIZAÇÃO


Sul de Minas

LIMITES

São João Batista do Glória
Alpinópolis
Carmo do RIo Claro
Guapé
Capitólio

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS E ATRATIVOS NATURAIS

A natureza da região é muito rica, a região possui muitos pássaros e animais como suçuaranas, lobos-guarás, jaguatiricas, tamanduás, ouriços, veados-campeiros, quatis, pacas, capivaras e diariamente são vistos atravessando as estradas do município.

13 comentários:

  1. Eu vi a denúncia no Blog da Rede Bichos e mandei um e-mails para a Prefeitura de lá.

    ResponderExcluir
  2. Acusação sem fundamento, leviana. Esta pessoa responsável pela divulgação, deveria ser penalizada na forma da lei pela calúnia infundada. Conheço e recomendo como exemplo de gestão o canil de São José da Barra MG. Os animais são muito bem tratados, o canil é limpo constantemente, a ração é específica para a idade de cada cachorro, o tratamento veterinário é feito por pessoa competente e que ama os animais, inclusive é a veterinária particular da minha Rotweiller, que também, em muitas circunstâncias retirou animais da rua e tratou em sua clínica, animais doentes, atropelados. Se alguém tiver a decência de averiguar vai ver estes animais com ela. Espero que providências sejam tomadas a fim de punir todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  3. Este blog divulgou a matéria "Cães são enterrados vivos em São José da Barra", mostrando a irresponsabilidade sobre um assunto tão grave. Tal afirmação é sujeita as penalidades da lei.

    ResponderExcluir
  4. Marcos, o blog divulgou sim a denúncia a fim de que ela fosse rebatida e mesmo desmentida por alguém da prefeitua municipal. Divulgamos como denúncia grave, porque tal assunto é grave, e com espaço aberto para os esclarecimentos da prefeitura municipal.

    ResponderExcluir
  5. O BICHOS DE COMPANHIA torce para que os animais sejam sempre respeitados em todas as suas necessidades. É por eles, é para eles que o blog existe. Para chamar a atenção em favor deles, pela conscientização da posse responsável, da adoção, da castração como formas de coibirem o abandono. Obrigada pelo seu depoimento. Só penso que ele seria ainda mais valioso se você se identificasse como vinculado a algum órgão, setor ou profissão. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Marcos, sou o titular do site www.nascentesdasgerais.com.br, e não posso admitir tamanha calúnia, pessoas de bem estão passando por situações constrangedoras em razão dessa denúncia infundada e devido a divulgações em sites especuladores e sensacionalistas. A veterinária responsável pelo canil é competente, ama os animais, está grávida de 6 meses, chora de dia e de noite por causa de pessoas mau caráter. O canil de São José da Barra tem 6 baias divididas entre cães machos, fêmeas e filhotes, com alimentação adequada para cada idade, sala para tratamentos cirúrgicos, e depósito de ração, tem um servidor municipal que mantém a limpeza constante e também cura os animais que chegam com ferimentos. Se alguém quer fazer alguma coisa pra tentar retirar essa mancha, divulgue tudo que eu disse. Talvez nós conseguimos amenizar o mau que foi causado.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos! Que bom que você respondeu. Tive uma idéia bacana. Tenho tentado insistemente uma resposta da prefeitura através de contato via site. Mas ninguém responde. Então, já que vc conhece a vet, que tal se ela desse uma entrevista pro Bichos de Companhia? Só gostaria que fosse por telefone inicialmente. Eu gostaria de falar com ela a priori. E depois até posso mandar algumas perguntas por e-mail. Vc pode fazer esta ponte?

    ResponderExcluir
  8. Nós que amamos e por isso respeitamos os animais, estamos ansiosos pela resposta da referida prefeitura.

    ResponderExcluir
  9. Marcos, caso a vet tope a entrevista (tomara que sim!), peça pra me comunicar por e-mail. naisant@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Não sou político, nem servidor e não tenho parentes que trabalham para a prefeitura. Sou morador que ama e tem uma Rotweiller, e, conhece muito bem o nosso canil! Concordo com a postura da Prefeitura, mostrando sua indignação sem responder, e acho que dará a resposta na justiça, para todos os envolvidos. Á partir de agora não toco mais nesse assunto neste blog, se acreditam em mim ou não, tenha a virtude de conferir.

    ResponderExcluir
  11. Ok, Marcos! Não quero ficar peleando com ninguém. Só estava achando ótimo ter "conhecido" você, uma pessoa que se apresentou como amigo da vet do canil da prefeitura de São José da Barra, e ter a chance fantástica de fazer uma entrevista com ela para que ela exponha a situação sob o ponto de vista dela. Continuo aberta a isso. Em respeito à sua decisão, paro por aqui. Mas, se mudarem de idéia, o blog está à disposição. Volte sempre e fique à vontade para postar suas críticas, sugestões e apoio à causa em defesa dos animais.

    ResponderExcluir
  12. Não consigo entender porque a prefeitura não quer se manifestar. O Marcos tentou ajudar,mas não é dele que esperamos um posicionamento. Sem nenhuma declaração, ficamos ainda mais preocupados..... e continuamos no aguardo com grande torcida para que seja apenas um boato de extremo mau gosto.

    ResponderExcluir
  13. Esse Marcos, deve ser o Marcos da Coluna Popular, velho cupixa de quem quer que esteja no poder. Pois aconteceu novamente http://www.clicfolha.com.br/noticia/33233/canil-fica-mais-de-um-ano-sem-acompanhamento-veterinario

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.