Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Animais: mais uma batalha na Câmara de Belo Horizonte

Em mais uma batalha na Câmara Municipal, o projeto de lei 559/09, que proíbe a venda de animais no mercado central de Belo Horizonte, por falta de quorum a discussão foi novamente adiada. O projeto de lei recebeu um substitutivo visando a regulamentação da venda de animais em toda a cidade. E a discussão é novamente adiada, dando mais tempo ao comércio.

Plenário lotado. A maioria, comerciantes e seus aliados. Em meio à discussão, conforme consenso entre os poucos defensores dos animais presentes, ficava claro os interesses e a manipulação inerentes à discussão mais uma vez adiada. O baixo nível e as agressões por parte dos comerciantes marcaram o tom do debate.
Há de se destacar aqui, o trabalho hercúleo da Adriana Cristina, que virou a noite preparando material, enviando e-mails para vereadores, convocando pessoas para comparecerem. O BICHOS DE COMPANHIA reconhece seus esforços e agradece sua dedicação.

Enquanto isso, segue o comércio hediondo de animais no Mercado Central de Belo Horizonte. A ala da crueldade continuará a manchar a imagem da capital mineira diante de turistas em visita à cidade. E, pior, os animais continuarão sofrendo em gaiolas apertadas, olhando por entre as grades e clamando para serem retirados dali por algum passante. E, se levados, morrer horas depois em consequência de doenças contraídas no cativeiro. Doenças que representam ameaça, inclusive, aos alimentos ali comercializados oferencendo sérios riscos de contaminação.

O espantoso é que basta tentar (eu disse tentar, porque é impossível continuar. Continuar exige dose cavalar de insensibilidade) caminhar pelo corredor onde estão expostas as gaiolas lotadas e fétidas, cheia de olhinhos sofredores e pidões de liberdade. Será que nenhum vereador se dignou a pesquisar in loco?

Pensem bem: não compre animais no Mercado Central. Não compre animais. Amigo não se compra, adota! Milhares estão à espera de donos que um dia os abandonaram. Enquanto houver compradores, a ganância dos comerciantes daquele estabelecimento não deixará o comércio (e o sofrimento) acabarem.

2 comentários:

  1. A batalha ainda não está perdida! Não sei o que efetivamente já foi feito, mas seguem algumas sugestões:
    - abaixo-assinado via internet (há ferramentas especiais pra isso): vamos conseguir milhares de assinaturas e apresentá-lo aos vereadores antes da votação do substitutivo.
    - distribuir na nossa rede (inclusive facebook, e-mails, etc) os e-mails e telefones dos vereadores, para que todos possam ligar ou mandar mensagens sensibilizando-os, ou pelo menos deixando claro que há quem defenda os animais;
    - Alguma liderança do grupo pode tentar contato com o deputado tripoli, de São Paulo (http://www.ricardotripoli.com.br), que é sempre eleito com a ajuda da causa animal. Na semana passada mesmo ele estava brigando com o ministério da saúde por causa dos problemas apresentados na vacinação contra a raiva. Nesse contato, explicar a situação e pedir para ele interceder... talvez ele não o faça diretamente, mas apresente muitas outras idéias, já que está na causa animal e na política há tempo. Espero ter ajudado! Parabéns pelo trabalho e pela divulgação.
    Simone Ravazzolli - Brasília/DF

    ResponderExcluir
  2. como militante na area juridica , devemmos reunir uma galera e ir ate o ministerio publico ambiental e ver com o promotor o que pode ser feito juridicamente . Ja que os vereadores não se sensibilizaram quem sabe conseguimos fazer isso com algum Juiz de Direito , a luta apenas começou amigos .... Bjos Val

    email :valbhmg@hotmail.com

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.