Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Uruguai regulamenta experimentaçao e a eutanàsia em animais

Estou no Uruguai e lendo os jornais do paìs na recepçao do hotel encontrei a notìcia sobre a regulamentaçao publicada pelo jornal El Paìs, em 31 de outubro de 2009. De acordo com a publicaçao, a partir do pròximo ano, mudarao as regras para os laboratòrios cientificos. No mês de outubro, foi aprovada e publicada no Uruguai a lei que regulamenta a utilizaçao de animais em atividades de experimentaçao. E o final de novembro passado era o prazo esperado para que esteja concluìda a formaçao da Comissao Nacional de Experimentaçao Animal, a quem caberà, pela lei, a regulaçao de todas as atividades de experimentaçao cientìfica com o uso de animais.
Ainda segundo o jornal El Paìs,"alèm de proteger os animais, a lei trarà tranquilidade aos meios cientìficos que sao usualmente acusados e ameaçados por causa do uso de pràticas de maus-tratos durante as experimentaçoes". O jornal trouxe o exemplo de uma doutora do Instituto Pasteur que teria sido ameaçada e, em seu depoimento ao El Paìs, ela destacou a realizaçao de protestos em frente â faculdade de ciências uruguaia contra as pràticas de experimentaçao em animais. O diretor de inovaçao em ciência e tecnologia do Ministèrio de Educaçao e Culutra do Uruguai, Omar Macador, defendeu que a lei vem apenas dar o respaldo legal às pràticas de experimentaçao de que as coisas estao sendo feitas como se deve. E, ainda conforme a fala do diretor do MEC, episòdios de violência e ameaças a cientistas nao sao frequentes no paìs. "A legislaçao surgiu como uma necessidade de equiparar o paìs ao resto do mundo e nao por causa de denùncias de maus-tratos aos animais", justificou ele.
A partir das novas regras, por exemplo, os animais submetidos a experimentos que possam causar dor ou estresse deverao estar sedados. Nao serà permitida a reutilizaçao de um animal depois de alcançado o objetivo de um projeto cientìfico. E, ainda, deverà ser aplicada a eutanàsia em caso de sofrimento intenso. As regras sao vàlidas apenas para os animais vertebrados que "sao capazes de sentir dor, estresse e reconhecer situaçoes de desconforto", explicou a cientista Ana Silva, do Instituto de Investigaçoes Clemente Estable.
Da Comissao Nacional de Experimentaçao Animal do Urugurai deverao fazer parte representantes do MEC, dos ministèrios da Saùde Pùblica e do Meio Ambiente, da Universidade da Repùblica Uruguaia e de outros institutos cientificos, a exemplo da Sociedade Uruguaia de Biociências.

Em tempo: tenho de destacar minha especial preocupaçao com o recrudescimento de animais de biotèrios universitàrios no Uruguai cedidos por Centros de Controle de Zoonoses do paìs para experimentaçao haja vista o nùmero absurdo de caes e gatos abandonados nas ruas da capital, Montivideo, e do belìssimo e chiquèrrimo balneàrio de Punta del Este. Quando chegar ao Brasil postarei as fotos, pois nao trouxe o cabo para fazer o download para o computador - e acredito que nem poderia fazer isso do computador do hotel.Cachorros extremamente peludos, com pêlos embolados, olhos tristes, muitos deles jà muito velhos andando a esmo pelas ruas.

Peço-lhes desculpas pela falta de alguns acentos ou acentos utilizados de forma incorreta, pois o teclado està configurado com as regras ortogràficas da lìngual espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.