Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Um adolescente corajoso e articulado na defesa dos animais

ENTREVISTA
CAIO CÉSAR BARROS DIOGO


Caio César Barros Diogo é um garoto de 15 anos que estuda e sonha com uma profissão como qualquer outro menino de sua idade. É fã de Ivete Sangalo, Danilo Reis & Rafael e torcedor do Cruzeiro, em Minas. Mas o jovem se destaca pela atuação corajosa ao dar voz aos animais que sofrem,  como ele mesmo define, vítimas de maus-tratos, abandono e, sobretudo, da cultura da carne. Na última semana, o menino bem articulado chamou a atenção com o seu discurso sensível e consciente contra a venda de animais no Mercado Central de Belo Horizonte, um importante ponto turístico da capital mineira.

O garoto conta que tem apoio dos pais, mas é comum enfrentar algumas críticas, inclusive, de um dos irmãos que o classifica de “extremista”. Mas opiniões distintas e, às vezes, repreensivas, não são obstáculos para Caio, que segue promovendo ações e iniciativas exemplares de apoio à causa e na defesa dos animais. Numa dessas, Caio, que é vegetariano e se diz a caminho do veganismo, por escolha, já se transformou em um grande hambúrguer humano na porta de uma cadeia de fast food, na Savassi, em Belo Horizonte, para chamar a atenção para o confinamento e violência no abate de animais antes de chegarem ao prato das pessoas.

Atualmente, Caio se prepara para uma nova empreitada pelos animais. Está organizando novamente uma rifa para angariar recursos para os cães e gatos resgatados pelo protetor Franklin Oliveira, que está desempregado e cuida sozinho de dezenas de cães. Para isso, o menino conta com o apoio de quem quiser doar objetos ou serviços bacanas que possam ser rifados.

O Bichos de Companhia propôs uma entrevista pelo Facebook a esse garoto, que é referência entre adolescentes de sua geração, nascidos com o diferencial de respeitar qualquer ser vivo e defender, sem medo, com absoluta convicção a proteção à vida. 

Confira nossa entrevista e conheça um pouco melhor esse garoto que é uma promessa de renovação entre os defensores de animais.

Caio em ação mundial contra o McDonald´s,
com o grupo269Life, em frente
à lanchonete na Savassi, em Belo Horizonte


Blog Bichos de Companhia: Caio, você estuda? Em que ano está e qual a sua escola?

Caio César Barros Diogo: Estudo sim, estou no primeiro ano, na escola estadual Firmo de Matos.

Blog: Qual a profissão deseja seguir? E por quê?

Caio: Quero trabalhar com publicidade e teatro, por ser as áreas nas quais eu mais me identifico. Por maior que seja o amor pelos animais, não tenho vontade de fazer veterinária.

Blog: Você tem animais em casa?

Caio: Tenho sim, um cachorro em casa.

Blog: Quando e por qual motivo começou a defender os animais?

Caio: Nossa, desde cedo, tanto que nem me recordo um momento exato. Não existe motivo ao certo, é amor mesmo, dar voz aqueles que não tem.

Blog: Seus pais concordam com o que você tem feito? Tem irmãos? E o que eles pensam sobre o que você está fazendo e sobre os animais?

Caio: Concordam e apoiam!! Tenho dois irmãos, são imparciais, um acha que é ‘’extremismo’’.

Caio conheceu o protetor Franklin Oliveira,
com quem fez uma entrevista para um
trabalho de escola
Blog: Na escola você faz ou fez algum projeto ou trabalho voltado para conscientizar seus colegas para a causa?

Caio: Já fiz sim. Ano passado, na escola que estudava, com o tema ‘’Violência contra os Animais’’, abordando desde o abandono até os testes em animais. Nesse mesmo trabalho, visitamos o Franklin (protetor Franklin Oliveira) para fazer uma entrevista, saímos de lá tocados pela história dele, e resolvemos ajudar, fizemos uma rifa com o valor revertido em rações para os animais dele.

Blog: Sobre a questão do mercado central, a venda de animais, o que você pensa a respeito?

Caio: Penso que a venda de animais no Mercado Central, assim como em qualquer outro comércio, é uma das maiores vergonhas da nossa cidade. Infringe diversas leis, tanto de bem-estar animal quanto humano. Animais não são mercadorias!!

"Não podia mais ser egoísta, não sou verme para comer cadáver"
 "A venda de animais no Mercado Central, 

assim como em qualquer outro comércio,

 é uma das maiores vergonhas da nossa cidade"

"Acredito que falta bom senso porque qualquer pessoa sabe que animal é um ser senciente"

Blog: Você é vegetariano ou vegano? Por que decidiu ser?

Caio: Sou vegetariano, por enquanto (caminhando para o veganismo), há alguns anos estava almoçando, quando parei para pensar que naqueles cinco minutos que estava comendo, veio de anos de sofrimento de outro ser. Não podia mais ser egoísta, não sou verme para comer cadáver.

Blog: O que você acredita que falta para os animais serem respeitados e valorizados? (do ponto de vista do governo e da população).

Caio: Acredito que falta bom senso porque qualquer pessoa sabe que animal é um ser senciente, mas preferem ignorar, pois a maioria só importa consigo mesmo. Assim que a população tomar esse bom senso, os governantes vêm atrás.

Blog: O que você acredita que resolveria ou diminuiria o problema do abandono e dos maus-tratos?


Caio: Com certeza a castração, conscientização e aumento de pena para maus-tratos contra os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.