Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Não se omita! Denuncie maus-tratos a animais


As últimas semanas têm revelado fatos totalmente desoladores, para dizer o mínimo, no que diz respeito à relação homem e animal.
O caso do rottweiller Lobo, no interior de São Paulo, arrastado pelo dono em um carro que morreu após não ter resistido aos graves ferimentos provocados pela barbárie cometida por um ser que é chamado de humano se propagou facilmente pelas mídias sociais e ganhou projeção ainda maior com a divulgação em veículos de imprensa não alternativos. O blog Bichos de Companhia, inclusive, declarou seu luto em solidariedade ao cachorro vítima de tamanha crueldade.

Poucos dias depois, outro caso de São Paulo, choca o país. Também ganha as páginas de jornais, sites de notícias e é largamente compartilhado no Facebook o caso do cãozinho Titãn, que foi enterrado vivo pelo suposto dono. Um vizinho resolveu checar uma denúncia e, cheio de coragem, invadiu a casa do agressor e, de fato, encontrou (e salvou!) o cachorro. Muito debilitado, Titãn inspira cuidados e a veterinária que o atendeu desconfia, a partir de seu estado clínico geral, que o cãozinho, filhote, já vinha sofrendo maus-tratos há um bom tempo.

Também de São Paulo vem a notícia, com fotos chocantes publicadas e compartilhada aos borbotões no Facebook, de um cachorro que teve o focinho decepado por um ser hediondo. Notícia que conseguiu tirar o meu sono e me fez rolar na cama por toda a madrugada só de lembrar da dor desse animal e da frieza do ato. Dá para imaginar que passei o dia todo desta terça-feira, 13, de mau humor e totalmente deprimida, arrasada, com sentimento de impotência diante de tamanha crueldade. Junte-se a isso, a notícia não confirmada (e jamais será por fontes oficiais do estabelecimento) de que os animais comercializados de forma não menos hedionda no Mercado Central, tradicional ponto turístico de Belo Horizonte, são vendidos, em sua maioria, para serem usados como oferendas em rituais macabros.

Parece não ter fim essas atrocidades. O que passa pela cabeça de um ser humano que, em tese, é dotado de intelecto e discernimento, para cometer tantos desatinos e absurdos, e, para culminar, com requintes de crueldade? Pensar que essas situações não são casos isolados no estado de São Paulo ou em Belo Horizonte. Neste momento mesmo, enquanto escrevo este desabafo no blog para tentar acalmar minha alma e meu coração, afogados em tantas notícias tristes, quantos animais não estão sofrendo nas mãos de outros seres humanos?, quantos não estão presos a correntes que, além de lhe privarem a liberdade, ainda deixam marcas profundas em seus pescoços e também contribuem para alterar seus comportamentos e instintos?, quantos não estão sendo espancados, estuprados, violentados e mesmo abandonados na calada da noite ou na correria do dia-a-dia propositalmente esquecidos em clinicas, pet shops, jogados de janelas de automóveis em movimento em estradas movimentadas?  Por que isso acontece? Por que isso parece não ter fim? Desconhecimento, negligência ou omissão em relação aos princípios de guarda responsável de um animal é começo de uma explicação que não explica , não justifica, não tem explicação.

Dia chegando ao fim, abro o blog Adoção BH e encontro um apelo para uma dramática situação: o depósito de cachorros recolhidos da rua em que se transformou o quintal de uma cidadã simples que vive de um salário mínimo (ou nem isso!) e, sensível, ao sofrimento de cães e gatos abandonados por famílias, acabou se tornando uma colecionadora de animais em situação de abandono que, no afã de querer ajudá-los, acaba sendo mais uma algoz de si mesma e dos próprios animais que não recebem os cuidados e afeto de que necessitam. O Bichos de Companhia também se solidariza com a situação e se coloca à disposição para ajudar.
Maltratar animais é crime previsto em lei. Se você conhece algum caso de maus-tratos, não se omita. Denuncie. A denúncia pode ser feita em qualquer delegacia, delegacias especializadas, polícia florestal.

Um comentário:

  1. Impecável descrição do cenário caótico ao qual estão obrigatoriamente submetidos os nossos animais abandonados.
    Os seres e autores desses bárbaros crimes descritos nessa publicação jamais foram seres humanos e chamá-los de animais também seria um elogio.
    Eles são o lixo da raça humana e que, se Deus quiser, serão punidos adequadamente sem contar o que passarão na vida, em cumprimento aquela máxima que testemunhamos todos os dias: "aqui se faz, aqui se paga".
    Nós do blog "Vamos adotar um amiguinho barretense", recentemente fundado, estamos juntos com vocês nessa luta.
    Essa linda postagem será transcrita hoje em nosso blog.
    Deus abençoe os abençõe e que nos dê força para seguirmos com essa luta.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.