Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

domingo, 24 de julho de 2011

Por que os cães comem grama?


Pepê, uma das anfitriãs deste blog é fã de uma graminha durante o passeio

É normal tanto cães quanto gatos comerem grama. E não é porque viraram vegetarianos. O especialista em comportamento canino, Alexandre Rossi, em seu livro Adestramento Inteligente explica que a grama ajuda a limpar o intestino do animal.
Segundo ele, no caso dos cães, acredita-se que esse costume venha de seus ancestrais lobos, raposas e cachorros-do-mato. Os parentes caninos selvagens se alimentavam de animais herbívoros e, assim, acabavam ingerindo vegetais presentes no estômago e intestino de suas presas abatidas. A explicação encontra respaldo nas afirmações do médico veterinário Holly Frisby, da Carolina do Norte, Estados Unidos, do hospital veterinário Winston. Para Frisby, os cães domésticos estão buscando a mesma nutrição fresca e crua, que era desfrutada por seus antepassados selvagens, saudáveis e fortes.


Os gatos também podem ter essa mania

Os veterinários também acreditam que os cachorros e gatos comem grama quando se sentem com estômago enjoado. A grama age como um irritante do estômago, fazendo o animal vomitar a comida indesejada ou o veneno ingerido, que estão provocando o mal estar.

Benefícios A grama, também, adiciona fibra à dieta do animal, melhorando o trato intestinal e reduzindo o risco de câncer de intestino. O mais interessante é que o ato de comer grama faz com que nossos cães, mesmo involuntariamente, consumam um produto muito importante para a saúde: a clorofila.
A clorofila inibe o crescimento bacteriano em feridas, combate as infecções de gengiva, de garganta e de úlceras gástricas e inflamações de intestino. É responsável pela renovação de tecidos, promove uma flora intestinal saudável e ativa enzimas para produzir vitaminas A, E e K.

Malefícios Mas, cuidado, porque seu bichinho pode contrair verminoses ou se intoxicar ao ingerir grama de determinados lugares. Isso porque ela pode estar contaminada, por poluição ou agrotóxico.

Recomendações Por isso, o ideal é que os donos de cães e gatos providenciem a compra de sementes de uma graminha própria para cães e gatos em pets shop. Basta plantar em casa, aguar e dentro de seis a oito dias obter brotos verdes, tenros e nutritivos que os bichinhos vão adorar e devorar sem riscos para a saúde.


A grama limpa o intestino e o estômago e garante nutrientes para o seu bichinho

Fonte: www.webanimal.com.br
ROSSI, Alexandre. In Adestramento Inteligente; Ed. Saraiva, 2009, SP.


******* Participe do Concurso Cultural Guarda Responsável: Faça a sua parte e contribua para torná-la realidade! Leia o regulamento neste blog, poste ou envie seu texto e participe. Os autores dos três melhores textos vão ganhar kits incríveis e exclusivos. Para saber mais, acesse as postagens anteriores - basta rolar a barra de rolagem

2 comentários:

  1. Muito boa a matéria. Tenho uma Poodle de 5 anos. Ela tem comido grama quase todo dia.Fiquei preocupada e comecei a pesquisar.
    Minha dúvida é: Comer todos os dias é normal ou pode ser algum prolema no estômago?Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Experimente trocar a ração, pode der alguma reação a ela. Aliás, a dica básica é trocar de vez em qdo a ração: assim, quando uma tiver acabando guarde um pouquinho para misturar na nova a ser servida para que o cachorro se adapte mais fácil. Afinal, até a gente gosta de variar a comida, náo é mesmo? Misturar um patezinho de vez em quando na ração tb é legal pra dar uma variada. Não dá pra afirmar com certeza se sua poodle está com algum problema de estômago só porque está comendo grama todos os dias. Isso só exames vão poder sugerir algo mais específico ao vet de sua confiança. As minhas tb comem quase todos os dias uma graminha, mas não tem problemas de estômago. Comem bem, bebem ãgua direitinho, as fezes estão normais, o xixi tb, estão brincando, correndo...Se a sua poodlezinha está comendo grama de lugares externos, rua, cuide de vermifugá-la com maior frequencia. O ideal é de tres em tres meses ministrar um bom vermífugo. Gosto muito do endogard, da Virbac, porque acho mais completo.Espero tê-la ajudado um pouquinho e obrigada pela visita. Volte sempre. Beijos do BICHOS DE COMPANHIA.

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.