Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Atitudes de um dono responsável de bichos de companhia


Quem ama, cuida! Não abandone!

O blog Bichos de Companhia está preparando uma novidade para os seguidores e visitantes. Com o apoio dos parceiros Max Total Alimentos, Senhorita Camaleão Design, Clínica Vet Mais e grupos de proteção animal Cãopartilhe e SOS Bichos, vamos lançar em breve um concurso sobre guarda responsável. Acompanhem o blog e aguardem mais notícias para discutir o assunto e concorrer a prêmios.

Por enquanto, vamos esquentando a discussão e dando uma forcinha na formação de opinião a respeito do tema, ajudando a levantar os argumentos a favor da guarda responsável dos bichos de companhia. Você sabe o que é guarda responsável de animais de estimação?

Quando adquirimos um animal de estimação, estamos assumindo uma grande responsabilidade. Serão 10 a 15 anos de convivência (em alguns casos até 20 anos), e para que esta convivência seja harmoniosa e feliz, algumas regras devem ser seguidas de forma a proporcionar qualidade de vida e bem-estar ao nosso melhor amigo. O termo Guarda Responsável então, refere-se justamente a isso: um conjunto de atitudes e normas que incluem, entre outras coisas, alimentação de qualidade, assistência veterinária periódica, vacinação, abrigo, carinho e proteção, provendo qualidade de vida e bem-estar aos nossos animais.


CLIQUE PARA AMPLIAR: desculpas esfarrapadas servem como justificativas ao abandono covarde que poderia ter sido evitado por um simples planejamento prévio à aquisição de um animal de companhia

Os principais mandamentos da Guarda Responsável

Mais do que água e comida, este membro da família necessita de alguns cuidados que irão proporcionar saúde e tranqüilidade tanto para o animal quanto para seu guardião. Ao agir com responsabilidade, estaremos contribuindo para o combate ao abandono de animais, aos maus-tratos e possíveis doenças transmitidas por eles em nossa cidade. Porém, antes de levarmos um bicho de companhia para a nossa casa precisamos refletir com cuidado sobre algumas questões muito importantes:

•Toda a família está de acordo com a chegada de um novo animalzinho?
•Você tem um espaço apropriado na sua casa para ele?
•Você está disposto a educar seu novo amigo, com paciência, mesmo que ele não aprenda na 1ª vez?
•Se adotar um cão, você o levará para passear todos os dias, não importando como estiver o tempo?
•Quando crescer, você cuidará dele como no primeiro dia? Você o manterá sempre limpinho?
•Recolherá todas as suas fezes e limpará o seu xixi?
•Você comprará sempre a comida adequada para ele? Vai cuidar para que tenha sempre água fresca à disposição para beber?
•Vai levá-lo ao veterinário sempre que for necessário e para avaliações periódicas, vacinações e afins?
•E, sobretudo, você terá capacidade para amá-lo e comprometer-se durante toda a vida dele, que poderá durar até 15 anos ou mais?

Se todas as suas respostas foram "Sim", parabéns! Vocês têm muitas possibilidades de serem felizes juntos.

Fonte: Médica veterinária Silvia Schultz, fevereiro de 2009, portal Nosso Mundo - Porque os animais importam! (www.portalnossomundo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.