Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rancho dos Gnomos: reabilitação de animais abusados em circos



É hoje o dia da apreciação e votação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados. Um passo importante já foi dado durante o trâmite do PL 7291/06, na forma de seu substitutivo, - o PL dos circos – pela Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Casa, onde foi aprovado por unanimidade.
Às vésperas dessa importante votação, a terceira postagem da série vai abordar o trabalho do Santuário Rancho dos Gnomos (www.ranchodosgnomos.org.br), de Cotia, São Paulo. É para lá que vão os animais abandonados e resgatados dos circos que usam – e abusam - de animais selvagens. Alguns chegam lá quando os circos decidem aposentá-lo e, para isso, simplesmente os abandonam presos em jaulas no meio de estradas ou são esquecidos deliberadamente nos acampamentos quando os circos vão embora.
O trabalho do Rancho dos Gnomos tem entre seus objetivos “socorrer os animais que foram abruptamente retirados de seus habitats e obrigados a viverem em precárias condições, sendo vítimas da crueldade, exploração, abuso e tráfico”. A leoa Gaya (na foto) é um desses animais socorridos pelo Santuário. Conforme relato de sua história na página do Rancho, ela teve todos os seus dentes serrados, as garras arrancadas e o corpo queimado para atender a insanos números a que seu domador a submetia durante treinamentos anteriores à exibição ao público. O leão Will (também na foto) é outro que chegou ao Santuuário em condições tão lamentáveis que a equipe destaca a emoção de seu primeiro encontro com a terra e a grama. Mais histórias como essas você pode conferir no site do Santuário Rancho dos Gnomos.
Não é à toa que o blog Bichos de Companhia também apóia a proibição do uso de animais em circos. Defendemos a arte circense sem crueldade e sofrimento animal.
O PL 7291/06, do Senado, foi aprovado como substitutivo na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ele também impede o ingresso no Brasil de circos e estabelecimentos estrangeiros com espetáculos que possuam animais de quaisquer espécies. Aguardando apreciação da CCJ, o projeto já foi relatado pelo deputado Ricardo Trípoli (PSDB/SP). Depois disso, segue para o plenário da Câmara, retorna ao Senado para votação final e, na sequência, para a sanção do presidente da república.

Fontes: Rancho dos Gnomos e Câmara dos Deputados Federais


Um comentário:

  1. Nadia,
    Estas histórias são tristes e insanas mesmo... mas vá entender os seres humanos!!!
    Seu blog já está na minha lista e vou passar para alguns amigos aqui na blogosfera!!!

    bjão

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.