Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

sábado, 15 de maio de 2010

Desculpas esfarrapadas: cachorro não é brinquedo



É muito comum para mim e outras pessoas que gostam, cuidam ou trabalham com animais, especialmente os cães e os gatos, recebermos todos os dias centenas de e-mails de pessoas que desejam doar seus bichos, ora de estimação, pelos motivos mais torpes e, pior reincidentes. São desculpas escrachadas, esfarrapadas, utilizadas por pessoas que querem se livrar de seu cão, do seu gato, papagaio ou qualquer que tenha sido o animal, um dia levado para o convívio familiar. Desculpas motivadas por questões que poderiam ter sido avaliadas antes, com a responsabilidade que o ato de se adquirir, por meio da adoção ou da compra, exige, simplesmente, porque estão em jogo vidas, dos bichos, e dos humanos, a quem cabe não somente desfrutar da alegria da convivência com um animal, mas, principalmente, os encargos dessa vida compartilhada com um ser de quatro patas ou de penas.

Dentre essas desculpas reincidentes, eis as mais comuns: “moro num apartamento pequeno” (então, porque não se lembrou disso antes de levar o animal para lá!), “vou me mudar e na minha nova casa não tem espaço para meu cachorro” (vai jogar metade de seus pertences ou até mesmo seus filhos fora porque não cabem na nova casa?), “estou grávida e quero doar minha cadelinha de um ano” (Depois de um ano de convivência não restou um pingo sequer de apego e zelo pelo animal? Quem disse que criança não combina com cachorro? E, mais, quando seu outro filho nascer, vai doar o primeiro também?). A motivação campeã é “meu cachorro faz muita bagunça, não quero ficar com ele mais” (porque não pensou nisso antes, não buscou informações?). Cachorro não é um brinquedo ou uma roupa que saiu de moda para ser jogado fora como se não tivesse vida. Antes de ter um animal, busque informações com amigos, com médicos veterinários, converse com a família, pese os prós e contras.




Reflita e decore, se necessário, as dicas abaixo para nunca esquecer:

1) Filhotes crescem, não ficam pequenos pra toda vida, assim como as crianças. Pense no espaço antes, bem antes! Porque filhotes crescem rápido. Labradores fofinhos e outros cães ficam enormes e precisam de muito espaço. Depois, não descarte dizendo que ele "cresceu muito". Se você tem um filho menor e acha normal abandonar, então, imagine-se por um momento fazendo isso com a criança, afinal, seu filho também vai crescer.

2) O filhote comeu o chinelo? Sabia que adotar um animal adulto dá muito menos trabalho? Viu a importância de se buscar informações antes? Só tenha um filhote se você tiver a paciência de quem cuida de um bebê humano. Crianças também quebram coisas e rabiscam paredes. mas você sabe que quando crescerem as coisas vão mudar. Com os animais é a mesma coisa.

3) Crianças "adoram" animais. Por isso, antes de comprar por impulso durante um passeio ao shopping, pense se você também gosta e se está disposto a ter trabalho, cuidar, limpar, alimentar e amar. Animais fazem xixi e cocô, assim como os humanos, adoram passear também. Nas ruas há muitos animais abandonados porque os filhinhos enjoaram do bichinho que o pai comprou. Crianças que "enjoam" muito fácil dos presentinhos, só devem ganhar carrinho ou boneca. E cachorro não é brinquedo, lembra?

4) Seu filho adora "brincar" com o cachorro: joga, chuta, enforca e você acha bonito e se diverte. O que você acharia de alguém fazendo isso com o seu filho pequeno que também é um ser indefeso e sente dor? Um dia a vida ensina, dá o troco, e você pode nem estar por perto de seu filho quando alguém resolver ensinar o que você não ensinou ...

5) Filho alérgico? Então, tire da sua casa as cortinas, os tapetes, os brinquedos cheios de poeira. Quem sabe se o problema não é o seu próprio cigarro? Não comece se livrando do cachorro, muitas vezes, o problema maior nem é ele. Não jogue toda a culpa em cima dele. Até porque, animais costumam fazer parte da cura e, não da doença. É por isso que existem terapias com animais em hospitais e o resultado é bastante positivo. Comece se livrando do que não tem vida. Pare de fumar.

6) Cachorros não são como roupa, que entram e saem da moda. Não se tem um cachorro porque está na moda esta ou aquela raça. Quem acha que eles são coisas, objetos, deve comprar um de bicho de pelúcia que, quando sair de moda pode ser trocado, doado ou mesmo jogado fora (embora valha a pena, doar para quem não tem condições de ter um).Bicho de pelúcia nunca vai sofrer a dor do abandono (e também nunca vai amar você, mas talvez você nem repare).

7) Cachorro não é presente de aniversário, nem de dia das crianças, nem de Natal, nem de dia nenhum. Presenteie com coisas, objetos. Não são todas as pessoas que estão dispostas a cuidar de uma vida por isso nunca dê animal de presente: às vezes mal cuidam da própria vida. Se o animal não for bem-vindo pelo presenteado (ou pelos donos da casa), você colocou o bichinho numa “gelada”. O que será dele a partir do momento que estiver na casa do presenteado? Você vai levá-lo pra sua casa?

8) Você ainda não tem filhos? Cachorro não é brinquedo e nem filho. Alguns casais suprem suas carências com um animalzinho. Quando vem uma gravidez, o “filhinho mais velho” ganha o olho-da-rua. Se você não é capaz de amar em conjunto o bebê que vai chegar e o animal que sempre foi seu companheiro, então não tenha bicho nenhum. tenha só o seu filho e eduque-o bem, tente mostrar que todos os seres vivos merecem ser amados. Saiba que, em geral, bebês adoram cães.

9) Tem o hábito de viajar e quer ter um animal? Então, tenha certeza que poderá levá-lo junto com você ou que poderá pagar um hotelzinho ou alguém pra cuidar dele na sua ausência. Se você acha que bicho não passa fome, nem frio e nem medo, experimente ficar só um dia sem comer, sem beber e depois durma no quintal, no chão frio. Sinta na pele a experiência.

10) Você não quer mais o seu animal? (como assim, "não quer"??!!). Então, não doe para o pedreiro nem para a sua empregada. Certamente, eles não tem condições ideais para cuidar dele. Castre-o (já deveria ter castrado há muito tempo!) e procure um ótimo dono pra ele(a). Ele não invadiu sua casa. Está lá porque você o levou pra lá. Ele não vai entender e vai sofrer se não for recolocado num ótimo lar. E, lembre-se: se não quis este, faça o favor de não querer mais nenhum.

11) Seu animal ficou velho? Não é mais tão bem disposto? Cuide dele até o fim. Dê qualidade de vida e tenha paciência. Ame-o sempre. Há muitos seres humanos idosos abandonados em asilos fétidos, doentes e esquecidos pela própria família. Morrem se perguntando o que teriam feito pra merecer isso ou aquilo, esquecem-se de que na vida tudo tem volta. Imagine um animal que, sequer tem condiçoes de falar.... Assuma sua responsabilidade até o fim. Não seja covarde, pois a vida pode lhe cobrar caro pela atitude covarde do abandono.

Fonte: e-mail recebido com adaptações minhas e edição


"Pense duas vezes antes de adotar um cão ou gato, pense um milhão de vezes antes de abandonar aquele que só lhe deu amor e mude de idéia"
Luisa Mell

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo. Essa é uma questão muito séria. Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho realizado. Sempre acompanho seus posts. Abração,
    Tico Torres

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.