Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Gato: os primeiros dias no novo lar



Para ajudar o seu gatinho a se habituar à sua casa e à sua família, é recomendado que você passe mais tempo com ele nos primeiros dias para que se sinta seguro. Se for necessário, o veterinário pode indicar alguns aromatizadores especiais que vão ajudar nessa fase de adaptação. Mas, o seu afeto e sua atenção são imprescindíveis nesse momento.

DICA: tem uma plantinha chamada erva-dos-gatos que exala um cheirinho que eles adoram. Você pode cultivar essa plantinha no jardim ou num vaso. Alguns gatos emitem sons e rolam no chão quando estão próximos a essa planta que não é tóxica para eles. Alguns brinquedinhos já vem recheados de fábrica com essa erva ou podem ser recheados por você para estimulá-lo a brincar com eles. Esconda esses brinquedinhos recheados pela casa para ver se seu gatinho consegue encontrá-los.

Enquanto você estiver em casa com ele, deixe-o explorar o ambiente, sentir os cheiros do ambiente, dos móveis, da família. Se mora em apartamento acima do térreo, como já falamos na postagem anterior, preste atenção às janelas, pois um descuido pode ser fatal. Mantenha-as fechada até que o gato se acostume ou você providencie o telamento e vedação preventiva. Mostre ao gato onde estão as vasilhinhas de comida e água, a caixa de areia e a caminha dele. Mantenha a tigela de água sempre cheia e o líquido sempre fresquinho e limpo, trocando-o com freqüência. Chame-o sempre pelo nome para ele se acostumar com o próprio nome e se acostumar ao som de sua voz. Deixe os brinquedinhos dele sempre ao alcance e mostre a ele onde ficam também. Nos primeiros dias é recomendado que você restrinja seu gato a um ou dois cômodos da casa até que esteja acostumado com você e com os cheiros do novo ambiente. Em hipótese nenhuma o deixe sair de casa se não tiver tomado todas as vacinas.

Na hora de comer Os filhotes devem comer quatro a seis pequenas porções por dia. Os gatos adultos precisam de duas refeições por dia. Consulte sempre o veterinário sobre a necessidade de complementar a alimentação ou modificar os hábitos alimentares. Na hora de comer, mostre a vasilha de comida a ele. Quando o gato terminar, mostre a ele a caixa de areia, elogie assim que ele acabar de usá-la e o coloque na cama. Para aqueles que tem mais de um animal de estimação, é importante que cada um deles tenha a sua própria tigela de comida. Não dê ao seu gato comida tirada diretamente da geladeira. Os felinos selvagens comem presas que acabaram de matar, ainda quentes, por isso seu gato doméstico também vai gostar da comida à temperatura ambiente. Procure alimentar seu gato todos os dias sempre no mesmo horário e não lhe dê comida fora de hora. Se ele aparecer na cozinha miando para pedir comida fora do horário, ignore. Logo, logo ele irá encontrar um cantinho para tirar um cochilo até a hora da refeição. Mesmos as guloseimas devem ser dadas a ele na hora da refeição.

Corrigindo os maus hábitos Nunca bata, repreenda-o com um sonoro NÃO. A teoria da recompensa com guloseimas ou carinho, muito comum com os cães, também funciona com os bichanos. Sempre quando ele fizer a coisa certa, recompense-o, elogie-o. Fez algo errado, diga NÃO. O hábito de arranhar móveis é comum, providencie um arranhador de gatos e vá corrigindo suas pequenas travessuras com recompensas pelas atitudes certas e NÃO às coisas erradas.

Brinquedinhos Bolinhas de papel, barbantes com algum objeto amarrado na ponta e puxado por você são exemplos de brinquedinhos que você mesmo pode fazer na hora em que estiver brincando com seu gato. Ele vai adorar a brincadeira do barbante, correr atrás do objeto puxado por você pelo chão. Brinque sempre com seu gato no chão para evitar quedas e risco de ele se machucar. Mas seu gato também adora brincar sozinho, seja no arranhador ou num parquinho fácil de fazer com uma caixa de papelão onde você cortará círculos nas laterais para ele brincar de sair e entrar pelas laterais, explorando a caixa. Esconder pequenas porções de ração nos brinquedos, sobre o arranhador, dentro da caixa também podem representar uma diversão para seu gato em casa. Isso funciona como uma caça à comida.

Necessidades no lugar certo Se seu gato passar a fazer cocô fora da caixa de areia, verifique se a caixa não está suja e providencie a limpeza. Isso também podem indicar rejeição à marca da areia usada por ter provocado alguma irritação, infecção ou indisposição. Neste caso, procure auxílio do veterinário.


4 comentários:

  1. CURIOSIDADES FELINAS
    Esconderijo secreto: quando seu gato faz suas necessidades, costuma enterrá-las. Os felinos selvagens fazem isso para encobrir qualquer cheiro que possa atrair predadores perigosos. Embora em casa seu bichano não esteja cercado por inimigos, nada impede que ele se comporte como seus parentes mais distantes.

    ResponderExcluir
  2. Gente me ajuda, morava até então com o meu pai, e eu e meu irmão temos gatos, (eutenho um e ele ouro), estou saindo de casa para ir morar sozinha, e eu vou levar meu gato comigo, o problema é que ele é muito apeado com o gato do meu irmão, como faço para os dois se acostumarem com a separação? Estou com medo do meu gato acabar não se adaptado tão bem na casa nova por causa que ele não vai estar junto com o outro gato... o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando pelo mesmo problema atualmente. Caso seu gato tenha já se adaptado ao novo lar, gostaria de saber toda e qualquer informação de que você pudesse disponibilizar a respeito. Desde já, agradeço imensamente.

      Excluir
  3. Gnt adotei um gatinho acabou de desmamar ... Ontem não paro de miar a noooite toda. . não sei oq eu faço
    Ele miou miou de madrugada levantei peguei ele é coloquei na cama. .Acho q fiz errado. .Mais no cansaso para dormir logo acabei fazendo . Mais ele não para de miar . Então dei comida ..Mais do mesmo jeito ..Ele só dormiu na parte dá manhã acordo brinco um pouco coloquei ele no outro cômodo dá casa e até agr está miando ...
    Me ajudem kkkkk por favor

    ResponderExcluir

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.